17/05/2023 às 10:09

Vicente Pires receberá a primeira oficina participativa do Pdot

Encontro com a população para discutir a cidade será no dia 27, no Colégio Liceu

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Vicente Pires será a primeira região administrativa (RA) do Distrito Federal a receber as oficinas participativas para debater os temas da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), como regularização fundiária, meio ambiente e transporte público. A primeira oficina está agendada para o dia 27, a partir das 9h, no Colégio Liceu (Rua 6, Chácara 235).

O Colégio Liceu é o local escolhido para a oficina do dia 27 | Foto: Divulgação

[Olho texto=”“Será  um momento de diagnóstico da situação, com a população falando sobre sua cidade e o que precisa melhorar” ” assinatura=”Mário Pacheco, coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana ” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Este ano, o protagonismo na revisão do Pdot é da população”, ressalta a subsecretária de Políticas e Planejamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Juliana Coelho. “Queremos conhecer a cidade pela ótica de quem vive nela. Quem vive a cidade todos os dias tem uma percepção que a visão técnica não alcança. São conhecimentos que se complementam, por isso a participação da população é de extrema importância.”

Dinâmica

Os participantes serão divididos em grupos para debater temas diferentes. Há possibilidade de participar de mais de um grupo de discussão, caso a pessoa queira fazer sugestões sobre mais de um tema abordado.

Haverá o registro de falas e percepções, debates em cada grupo, seleção das principais falas e a elaboração de um relatório final da reunião. Haverá distribuição de fôlderes e cartilhas impressas durante a oficina, explicando sobre o processo.

“Será  um momento de diagnóstico da situação, com a população falando sobre sua cidade e o que precisa melhorar”, lembra o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana, Mário Pacheco. “Depois desse raio-X feito pela comunidade no diagnóstico, haverá outros momentos adiante no processo de revisão do Pdot.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Encontros abertos

São 53 oficinas participativas previstas com a população do DF para discutir a revisão do Pdot. Desse total, 35 serão realizadas nas regiões administrativas, para tratar sobre cada uma delas. A meta é reunir o máximo possível de habitantes das RAs para debater os assuntos relacionados ao Pdot e, com isso, pensar a cidade que desejam para os próximos anos.

A novidade no planejamento do calendário para este ano são as outras 18 oficinas, que ocorrerão com vários segmentos da sociedade civil organizada para dar voz a diversos grupos. Cada segmento trata de assuntos sensíveis à população, que vão desde regularização fundiária a igualdade de gênero.

Serviço
Oficinas participativas sobre o Pdot
? Data: dia 27, a partir das 9h.
? Local: Colégio Liceu: Rua 6, Chácara 235, Vicente Pires.
? Linhas de ônibus que passam pelo colégio:
0.946, 0.956, 0.957, 355.2, 355.3, 0.043, 372.9. 

*Com informações da Seduh