18/05/2023 às 19:43

Mulheres recebem certificados de cursos profissionalizantes

Projeto Elas por Elas já atendeu mais de 200 mulheres com ações de cidadania e assistências social e profissional

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O empoderamento feminino pode ser definido como um processo pelo qual as mulheres ganham poder e controle sobre as próprias vidas e escolhas. É a chave para o crescimento econômico, a estabilidade política e a transformação social. As mulheres empoderadas são capazes de participar ativamente das decisões políticas, sociais, econômicas e culturais. Com base nessa definição, a Administração Regional do Itapoã desenvolve o projeto Elas por Elas, que já atendeu mais de 200 mulheres com ações de cidadania, resgate da autoestima, capacitações, assistência social e psicológica, além de encaminhamentos para o mercado de trabalho.

“Participo do projeto há dois anos e eu estava em uma fase muito difícil quando conheci o grupo. Fui acolhida e recebi um suporte importante naquela época. É um espaço que trocamos ideias, falamos sobre as nossas vidas, nos ajudamos e damos força uma para a outra”, conta Edina Ferreira, moradora do Del Lago.

O Elas por Elas capacita mulheres em diversas temáticas | Foto: Administração do Itapoã/ Divulgação

Edina faz parte do grupo de dez alunas que concluíram os cursos de empreendedorismo, educação financeira, marketing e vendas e receberam certificados durante solenidade na Administração do Itapoã. A felicidade também estava estampada no rosto da Silvaneide de Souza, mãe de três filhos. “Estou muito feliz por integrar esse projeto que transformou a minha vida. Aproveito todas as oportunidades que aqui são oferecidas”, declara.

A iniciativa contou com a parceria da Escola de Empreendedorismo, coordenada por Jerônimo Brandão. “Acreditamos que a força do empreendedorismo transforma pessoas, realidades e sociedades. Estar lá foi uma experiência única em minha vida. Ouvir histórias de força, garra e superação dessas mulheres me mostrou que a força da mulher é sobrenatural, capaz de mover montanhas e mudar o mundo”, declara Jerônimo.

O pároco da Igreja Sagrado Mercês, frei Rogério Soares, prestigiou o encerramento dos cursos. Na ocasião, ele apresentou o projeto Petas do Frei, que se destaca por gerar renda a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A parceria com a Administração do Itapoã foi muito importante, pois capacitamos mulheres dentro da nossa pedagogia empreendedora, que é deixar as pessoas aptas para empreender e buscar uma renda”, afirma o frei.

Elas por Elas

O projeto Elas por Elas é um trabalho social desenvolvido pela Coordenação de Desenvolvimento (Codes) com o objetivo de capacitar mulheres em diversas temáticas, por meio de parcerias com empresas públicas e privadas e instituições. Também oferece redes de trocas e aprendizagem entre as beneficiadas, acompanhamento psicossocial, cuidados com a beleza e o bem-estar, além de fomentar os valores de respeito, autonomia, igualdade e diversidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O trabalho social é gratificante, olhar o brilho dos olhos das mulheres que são atendidas pelo projeto é algo contagiante, pois suas histórias de vida inspiram muitas outras mulheres”, enfatiza a psicóloga e assessora da Codes, Aline Karine.

O administrador do Itapoã, Raimundo Paz, destaca a importância da iniciativa para a comunidade local. “Quando as mulheres têm voz nos assuntos privados e públicos, as decisões refletem as necessidades e, muitas vezes, as necessidades de suas famílias e comunidades. No projeto, elas encontram um espaço para contarem suas histórias”, conclui.

*Com informações da Administração Regional do Itapoã