18/05/2023 às 17:14

Servidores do GDF terão primeiro curso de Libras em EaD

Aulas virtuais têm carga horária de 40 horas. Lançamento oficial será na próxima segunda (22), às 9h30, no auditório da Egov

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) segue investindo na capacitação de servidores públicos para serem agentes de inclusão social. Nesta segunda-feira (22), a instituição – que é parte da estrutura da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal (Seplad) – vai lançar o primeiro curso de Libras pela plataforma virtual de Educação a Distância (EaD). O evento ocorrerá às 9h30, no auditório da instituição.

Arte: Ascom/Egov-DF

Segundo a diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, desde o final de 2018, a escola oferece o curso na modalidade presencial, formando mais de 250 alunos. “Nosso objetivo, com a plataforma virtual para o ensino da Libras, é ampliar consideravelmente o número de servidores preparados para atender a população de uma maneira mais digna e inclusiva”, explica ela. “A Escola de Governo entende a fundamental importância da capacitação em Libras porque permite a acessibilidade e a inclusão da comunidade surda aos serviços oferecidos pelo GDF, além de ser um cumprimento legal”, completa Tolentino.

O objetivo do conteúdo é capacitar para os diálogos do dia a dia, possibilitando aos cursistas uma grande afinidade com o idioma | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O secretário-executivo de Gestão de Pessoas, Ângelo Roncalli, destaca a importância da formação inclusive para ampliar o diálogo entre servidores. “É uma formação para além das atividades como servidores. É uma capacitação que estimula a prática da solidariedade, do amor ao próximo, do cuidado e carinho”, avalia.

A iniciativa tem amparo na Lei nº 10.436/2002, que reconheceu a Libras como meio legal de comunicação e de expressão dos surdos. A legislação prevê que o poder público institucionalize formas de apoio ao uso e à difusão da Língua Brasileira de Sinais, especialmente nos setores e serviços destinados ao atendimento dos cidadãos surdos e deficientes auditivos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A duração do curso é de 40 horas e o conteúdo abrange a legislação, formas de cumprimentos e saudações, o calendário, as cores, as relações de parentesco, os verbos e as profissões. “O objetivo do conteúdo é capacitar para os diálogos do dia a dia, possibilitando aos cursistas uma grande afinidade com o idioma”, explica a superintendente de Desenvolvimento e Formação da Egov, Fabíola Salomon.

De acordo com ela, que é egressa do curso de Libras, “a comunicação na Língua Brasileira de Sinais é mais uma política de inclusão, com reflexos diretos no serviço público. Esperamos que o conhecimento e a prática dessa língua tão importante chegue aos servidores de vários órgãos do GDF, para que possam atender a comunidade surda com a excelência que todo cidadão merece. Esse curso é mais do que uma capacitação, porque acredito que aprender Libras é um ato de amor”, completa Fabíola.

As inscrições poderão ser feitas de 22 de maio a 12 de junho, pela página da Egov.

*Com informações da Egov