19/05/2023 às 19:47

Finalizada construção do sistema de drenagem na Rua 8 de Vicente Pires

‌O último trecho a ganhar galerias de águas pluviais tem 180 m e fica na entrada da via

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

A Rua 8 de Vicente Pires já tem rede de drenagem em toda a sua extensão. A construção das galerias de águas pluviais foi finalizada nos 180 m que faltavam. O trecho, que fica logo na entrada da via, fazendo divisa com a Colônia Agrícola São José, vai ganhar pavimentação, calçadas, meios-fios e bocas de lobo.

[Olho texto=”“Esta é a última etapa a ser vencida nesta importante avenida que corta Vicente Pires. Além desse serviço, seguimos trabalhando em alguns condomínios da Rua 4. Desde que assumimos a gestão, em 2019, os investimentos não param nesta região”” assinatura=”Luciano Carvalho, secretário de Obras” esquerda_direita_centro=”direita”]

?O sistema de escoamento da Rua 8 foi construído com a tecnologia tunnel liner, a mesma usada nas obras do Drenar DF. O método concentra os serviços no subterrâneo, já que a escavação das galerias é feita a partir de poços de visita (PVs), que vão da superfície até a profundidade necessária. O impacto para a população nesse tipo de construção é mínimo.

“Com a conclusão do tunnel liner, vamos iniciar a tão aguardada pavimentação da entrada da Rua 8”, afirma o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “Esta é a última etapa a ser vencida nesta importante avenida que corta Vicente Pires. Além desse serviço, seguimos trabalhando em alguns condomínios da Rua 4. Desde que assumimos a gestão, em 2019, os investimentos não param nesta região.”

O sistema de escoamento da Rua 8 foi construído com a tecnologia tunnel liner, a mesma usada nas obras do Drenar DF | Foto: Divulgação/Administração Vicente Pires

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O processo de terraplenagem, pavimentação, construção de calçada e instalação de guias e bueiros deve levar pelo menos um mês para ser executado. Ao final, os mesmos serviços passarão a ser feitos em um percurso de 360 m na entrada da Colônia Agrícola São José.

O administrador de Vicente Pires, Gilvando Galdino, recorda que a construção do sistema de drenagem na Rua 8 foi desafiadora: “O solo era muito rochoso, muito duro. Precisaram usar dinamite, equipamentos de trepidação… Foi um desafio muito grande. Mas agora, com a conclusão, a Rua 8 se tornará uma das mais belas de Vicente Pires, levando mais qualidade de vida a todos os seus moradores”.