19/05/2023 às 10:28

Governo já investiu R$ 79 milhões na instalação de 110 mil lâmpadas LED

‌Cruzeiro, Octogonal e SIG contam com 100% da iluminação pública com este equipamento, considerado mais eficiente e econômico

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

De 2019 até abril deste ano, mais de 110 mil lâmpadas LED foram instaladas no Distrito Federal pela Companhia Energética de Brasília (CEB Ipes). O investimento é superior a R$ 79 milhões, originário da Contribuição para Iluminação Pública (CIP) e de emendas parlamentares distritais.

[Olho texto=”“Realizar a substituição de todo o parque rapidamente é uma prioridade da companhia, pois irá reduzir significativamente os custos com manutenção e, a médio prazo, com energia”” assinatura=”Edison Garcia, presidente da CEB Ipes” esquerda_direita_centro=”direita”]

?Atualmente, o Parque de Iluminação Pública do DF é composto por mais de 369 mil luminárias – destas, cerca de 30% são de LED. Os outros 70% contam com lâmpadas de vapor de sódio, vapor de mercúrio ou vapor metálico – que são gases tóxicos, considerados menos luminosos e mais custosos, com maior índice de manutenção e troca.

?Por isso, conforme explica o presidente da CEB Ipes, Edison Garcia, a substituição por LED diminui o gasto com energia e aumenta a segurança da população. O LED é a sigla em inglês para diodo emissor de luz e trata-se de um semicondutor que permite a conversão de energia elétrica diretamente em energia luminosa. Ou seja, como não são utilizados filamentos, cerca de 95% da energia se transformam em luz e apenas 5% se perdem em calor, enquanto nas lâmpadas a vapor metálico a perda de calor pode chegar a mais da metade da energia consumida.

As lâmpadas LED iluminam com mais eficiência e têm menores custos de manutenção e consumo | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

?Segundo Garcia, todo o parque de iluminação pública deve ser mais eficiente nos próximos dois anos. “Realizar a substituição de todo o parque rapidamente é uma prioridade da companhia, pois irá reduzir significativamente os custos com manutenção e, a médio prazo, com energia”, esclarece Garcia. “Sem mencionar o ganho em qualidade de vida para a população brasiliense, que poderá transitar no período noturno com uma visibilidade bem melhor”, acrescenta.

?Em 2020, a CEB deu início ao programa Luz que Protege, que beneficiou praticamente todas as regiões administrativas com obras de melhoria do sistema. Cruzeiro, Octogonal e SIG alcançaram 100% da iluminação LED, enquanto a Candangolândia está com mais de 90% do total executado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

?Em Santa Maria, mais de 650 lâmpadas LED estão sendo instaladas neste mês. A substituição já foi executada nas quadras QR 205, QR 206, QR 207, QR 208 e, atualmente, ocorre na QR 210. “A ação aumenta a segurança na região e contribui para a visão dos motoristas que trafegam à noite. Era um pedido da população, que reclamava da falta de segurança causada pela escuridão”, avalia o administrador regional, Josiel França. Segundo ele, as avenidas Alagados, Santa Maria e comerciais já contam com o equipamento de LED.

?Morador da QR 206 há 20 anos, o servidor público Max Antônio Flores, 50 anos, celebra a instalação de novas lâmpadas na área. “Já tinha reclamado algumas vezes que os postes daqui não funcionavam. Fui até a administração regional e, em pouco tempo, vieram resolver”, conta. “Fiquei maravilhado com a diferença de qualidade. As lâmpadas LED são muito melhores do que as antigas”, conclui.