19/05/2023 às 14:08, atualizado em 19/05/2023 às 16:10

Mutirão GDF Presente levará serviços de zeladoria a São Sebastião

A ação passará por 23 bairros, recuperando a cidade; trabalhos começam nesta sexta-feira (19), com participação de diversos órgãos do governo 

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

São Sebastião será a quarta região administrativa (RA) do Distrito Federal a receber a atuação do Mutirão GDF Presente. Criada em janeiro, a iniciativa consiste na reunião de órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) atuando de forma intensa com serviços de zeladoria na cidade. Serão 30 dias de ações em 23 bairros e atuação de 71 máquinas para beneficiar os 118.972 habitantes da RA.

Equipes já entraram em ação: tudo pronto para consertar estragos causados pelas chuvas | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

[Olho texto=”“São 71 máquinas que estão aí e 13 órgãos do governo que vêm trabalhar na cidade, todos unidos e trabalhando juntos para recuperar a nossa cidade” ” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante o lançamento desta edição do projeto, nesta sexta-feira (19), o governador Ibaneis Rocha anunciou que a obra tem como missão recuperar os estragos das fortes chuvas que caíram na região nos últimos meses. “Nós vamos entrar recuperando todos os estragos que a chuva causou”, disse. “São 71 máquinas que estão aí e 13 órgãos do governo que vêm trabalhar na cidade, todos unidos e trabalhando juntos para recuperar a nossa cidade”.

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, reforçou: “Teremos serviços em todas as áreas. Os órgãos estão integrados. Estão todos juntos para fazer a revitalização da cidade depois dos estragos da chuva em São Sebastião, onde tem uma área de ocupação irregular muito forte em processo de regularização e sem infraestrutura”.

Entre os serviços previstos estão recuperação asfáltica, manutenção de rede de drenagem, desobstrução e recomposição de bocas de lobo, recolhimento de inservíveis, poda de árvores, construção de estacionamento, roçagem e capina de meios-fios, recuperação e instalação de sinalização pública e de trânsito nas vias, manutenção de vias não pavimentadas e recolhimento de veículos abandonados.

Os trabalhos serão coordenados pelo Polo Sudoeste do GDF Presente –  programa de responsabilidade da Secretaria Executiva de Cidades (Secid) –, em parceria com a administração regional, Novacap, SLU, Detran, DER, Caesb, CEB, Vigilância Ambiental (Secretaria de Saúde/SES) e secretarias de Administração Penitenciária (Seape) – por meio do projeto Mãos Dadas –, de Agricultura (Seagri) e de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal).

[Olho texto=”“São Sebastião teve uma demanda grande por consequência das chuvas, e a gente tem uma etapa grande para ser vencida” ” assinatura=”Marco Aurélio Demes, subsecretário de Operações nas Cidades” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Plano de ação

O administrador de São Sebastião, Roberto Medeiros Santos, comemora: “[A ação] começará hoje à tarde com vários trabalhos dentro da comunidade: tapa-buracos, podas, meios-fios, sinalização, instalação de quebra-mola, recuperação das estradas rurais…. É um trabalho grande”.

O subsecretário de Operações nas Cidades e responsável pelo GDF Presente, Marco Aurélio Demes, explicou que foi feito um planejamento das ações mapeando cada um dos bairros a serem contemplados pelo mutirão. “Todos os órgãos estão capacitados e disponíveis para atuar nessas áreas”, afirmou. “São Sebastião teve uma demanda grande por consequência das chuvas, e a gente tem uma etapa grande para ser vencida”.

Atuando diretamente nas ruas da cidade, o coordenador do Polo Sudoeste do GDF Presente, Leandro Cardoso, disse que o trabalho ocorre em formato de mutirão devido ao início da seca. “Nós estávamos tendo muito retrabalho durante o período chuvoso, mas agora, com a estiagem e vários órgãos do governo, a gente vai devolver o direito de ir e vir à população de São Sebastião”, defendeu.

Segundo Cardoso, o objetivo é melhorar o trânsito, acabar com as erosões e dar mais estrutura aos bairros Capão Comprido e Morro da Cruz que estão em fase de regularização e carecem de melhorias.

Primeira edição

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Durante 90 dias, entre janeiro e abril, o Mutirão GDF Presente esteve em Taguatinga, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol, atuando na recuperação dos espaços públicos e das vias das cidades em um trabalho integrado do governo. A ação beneficiou 1,2 milhão de pessoas, número de habitantes das três regiões juntas.

No período, as equipes recolheram 31.270 toneladas de entulho, utilizaram 7.321 toneladas de massa asfáltica, podaram 64 árvores, executaram 20.149 metros quadrados de serviços de roçagem e 228.244 metros quadrados de terraplanagem em vias não pavimentadas, recuperaram e limparam 1.393 bocas de lobo, pintaram 721 quebra-molas e faixas de pedestre e tiraram das ruas 1.394 pneus velhos.

Sob coordenação do GDF Presente, o mutirão teve a participação das administrações das cidades, além de Novacap, Detran, SLU, DER, Secretaria de Obras, Caesb, Seape – responsável pelo reforço na mão de obra com reeducandos – e DF Legal.

Arte: Agência Brasília

Mutirão GDF Presente levará serviços de zeladoria a São Sebastião