20/05/2023 às 16:03, atualizado em 20/05/2023 às 16:04

GDF investe em iluminação pública em comunidades da Fercal

Governador autorizou a instalação de 130 luminárias LED no Setor de Chácaras Rua do Mato/Boa Vista e na praça da Vila Azul, e anunciou a construção de uma creche na cidade

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

O governador Ibaneis Rocha assinou duas ordens de serviço, neste sábado (20), para a instalação de mais iluminação em LED na Fercal – mais eficiente e econômica do que a convencional. Com aporte de R$ 840 mil, serão beneficiados os moradores que moram no Setor de Chácaras Rua do Mato/Boa Vista e que utilizam a praça da Vila Azul. O anúncio foi feito durante a entrega das obras de pavimentação com iluminação pública do trecho de 8 km da DF-205 Oeste.

“É uma região que durante muito tempo ficou abandonada e nós temos feito um investimento muito grande”, afirmou o chefe do Executivo. “Então, nós temos que cuidar das pessoas e é exatamente isso que queremos fazer. Tem muita necessidade nessa região, que tem cimenteiras, produz bastante, mas que infelizmente ainda precisa de muita coisa. Nós precisamos cuidar dessas famílias com muito carinho.”

O contrato firmado entre a administração regional da Fercal e a Companhia Energética de Brasília (CEB) prevê a instalação de 130 luminárias LED em 118 postes, junto a transformadores de baixa tensão para alimentação da nova estrutura. “É mais segurança para toda a população”, enfatizou o administrador regional da Fercal, Fernando Madeira, durante o anúncio.

Ibaneis: “Tem muita necessidade nessa região, que tem cimenteiras, produz bastante, mas que infelizmente ainda precisa de muita coisa” | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

O diretor de Manutenção e Operação da CEB, Mauro Landim, observou os benefícios do tipo de iluminação, considerado mais moderno do que as demais: “A luminária LED ganha em vários quesitos, principalmente na eficiência e na economia, já que traz maior sensação de segurança para a população e tem um nível de luminância muito maior do que as luminárias convencionais”, explicou.

Educação
O governador aproveitou a ocasião para anunciar a desapropriação de um terreno de 40 mil metros quadrados para a construção de uma creche na cidade. “O processo já está com a Terracap para avaliação. E esperamos que nesses próximos dois meses a gente termine de resolver essa questão para que a gente possa ajudar cada vez mais a comunidade”, salientou. “Temos que fazer a sede da administração regional também, que ainda não existe aqui. Vamos continuar trabalhando para a população da Fercal”.

Ibaneis Rocha ainda entregou as obras de pavimentação com iluminação pública do trecho de 8 km da DF-205 Oeste. A via corta as comunidades Boa Vista, Catingueiro, Ribeirão e Córrego do Ouro e é usada diariamente por mais de 40 mil veículos. O investimento aplicado é superior a R$ 10 milhões.

Tantas ações em prol da região administrativa alegram a técnica em enfermagem Maria Érica Ferreira Batista, 42 anos. Ela, que é moradora da Fercal há oito anos, acompanhou a assinatura das ordens de serviço. “Estamos muito felizes com essa realização, que as pessoas lutaram por tantos anos. Sou uma moradora nova, mas estou imensamente feliz e espero que venham outras melhorias em saúde, educação, segurança”, contou.

Governador autoriza instalação de iluminação pública nas comunidades da Rua do Mato e Boa Vista e na Praça da Vila Azul, na Fercal