22/05/2023 às 13:29

Crochê Coletivo, um espaço de convivência e geração de renda 

Com apoio da Sejus, mulheres familiares de socioeducandos do Paranoá desenvolvem grupo de artesanato e troca de experiências 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Entre fios, tecidos, linhas e agulhas, um grupo de mulheres se une para trocar experiências de vida e utilizar o artesanato para complementar a renda. O projeto Crochê Coletivo foi criado para familiares de adolescentes vinculados e originários da Gerência de Atendimento em Meio Aberto (Geama) do Paranoá, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

Trabalhos feitos pelo grupo do Paranoá | Foto: Divulgação/Sejus

[Olho texto=”“O objetivo é cuidar de pessoas de maneira integral e com a proposta de sempre entregar cidadania à sociedade”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Esse conjunto de mulheres tem um espaço para reflexão, conexão de conhecimentos e desenvolvimento de projetos em comunidade. A iniciativa começou em maio de 2022.  “Eu digo que é mais que um grupo”, afirma Maria (nome fictício), que entrou no Crochê Coletivo há um ano.

“É um lugar de criar e conversar sobre nossa vida. É uma terapia mesmo.” Embora tenha uma profissão, ela enxergou uma nova oportunidade de ter uma renda extra com o crochê.

A Geama Paranoá instituiu essa iniciativa pensando em ampliar as opções para o mercado de trabalho para mães e/ou mulheres que acompanham adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. O grupo também tem o intuito de fortalecer as mulheres a partir de um espaço de escuta, reflexão e cuidado.

“A Sejus atua com a integração social e dá suporte às necessidades da comunidade”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “O objetivo é cuidar de pessoas de maneira integral e com a proposta de sempre entregar cidadania à sociedade.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Artesanato em ação

Durante este mês, o grupo está expondo os trabalhos na Feira da Ponta Norte, da 210 Norte, todos os sábados, das 8h às 14h. O Crochê Coletivo produz bolsas, tapetes e também suportes para pratos e para copos.

O grupo já planeja novas parcerias com colaboradoras que possam ensinar diferentes técnicas do crochê. A proposta é ampliar as opções de produtos.

A Geama apoia o Crochê Coletivo com organização do espaço, articulação na gestão da feira e divulgação do trabalho. Além disso, a equipe oferece a mediação para inserção de novas mulheres do grupo de famílias dos socioeducandos nesse projeto de artesanato.

*Com informações da Sejus