22/05/2023 às 19:31, atualizado em 23/05/2023 às 08:34

GDF Presente prepara Planaltina para a 141ª Festa do Divino

Estão sendo executados trabalhos de limpeza, pintura, roçagem e recuperação asfáltica no trajeto dos cortejos de fiéis que acontecem no fim de semana

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A 141ª Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina começou na última sexta-feira (19) com a realização de missas e novenas nas paróquias da cidade. No entanto, os trabalhos do GDF Presente seguem para deixar a cidade pronta para a continuidade das celebrações. Até sexta-feira (26), o programa, em parceria com diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), estima utilizar 8 toneladas de massa asfáltica para recuperar o pavimento das ruas pelas quais os fiéis deverão transitar durante os eventos do fim de semana.

Equipes de órgãos do GDF, como o SLU, se unem para deixar tudo preparado para as celebrações | Foto: GDF Presente

Os trabalhos estão sendo feitos no Setor Tradicional, onde ocorrerá a folia de rua, a partir das 5h de sábado (27), e na Praça de São Sebastião – cenário do encontro das bandeiras (também no sábado, a partir das 13h30), bem como da Missa do Folião de Roça e do Imperador, no domingo (28), com início às 8h.

“Estamos fazendo um trabalho concentrado em Planaltina com limpeza, roçagem e capina em todo o trajeto dos encontros de folia e da bandeira”, relata o coordenador do Polo Nordeste do GDF Presente, Guilherme Tabosa. Segundo ele, a ação também compreende consertos em buracos nas vias da cidade.

Parceria

O objetivo é dar mais conforto aos participantes do festejo. “Estamos unindo todas as forças do GDF para deixar a Festa do Divino, que é tradicional na cidade, bem harmoniosa. Estamos trabalhando de todas as formas para deixar a cidade linda”, afirma o administrador de Planaltina, Wesley Fonseca.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As ações são executadas em formato de mutirão, com a participação do Polo do GDF Presente, da administração regional, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) – cedendo mão de obra -, da Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap), da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Neoenergia.

A Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina é a segunda maior celebração da Igreja Católica na cidade – a primeira é a Via-Sacra do Morro da Capelinha – e relembra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus, após sete semanas do término da Páscoa. Durante dez dias, todas as paróquias da cidade comemoraram a data com missa, novena, música, fogos e cortejos pelas ruas da região administrativa.

Confira outras ações do GDF Presente: