23/05/2023 às 16:24

Iniciada reposição das grelhas de bocas de lobo furtadas no Eixinho Sul

Reposição das 26 tampas está em andamento; prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 40 mil 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Quem passou pelo Eixinho Sul (ERL-Sul) na última sexta-feira (19) deve ter se surpreendido com a quantidade de grelhas de bocas de lobo furtadas na via. Ao todo, 26 tampas foram levadas por criminosos, colocando em risco os milhares de motoristas que trafegam pela área diariamente. Após ser notificada, a Novacap fez a sinalização de todos os bueiros abertos ainda na sexta e iniciou a reposição para normalizar.

Novas grelhas estão sendo instaladas de forma que a tampa fique travada e nivelada ao asfalto | Foto: Novacap

O prejuízo do furto, calculado pela Diretoria de Urbanização (DU) da Novacap, é de cerca de R$ 40 mil, somando os materiais e a mão de obra. “Além do prejuízo financeiro aos cofres públicos, existe uma perda ainda maior, que é na segurança da população, e a Novacap está trabalhando arduamente para minimizar esses danos”, afirmou o presidente da companhia, Fernando Leite.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O reparo dessas bocas de lobo requer a limpeza dos detritos e sujeiras deixadas após o furto, o preparo do local com nivelamento e a instalação de uma nova grelha com o devido encaixe. Após esse processo, é feito o revestimento com concreto para que a nova tampa fique travada e nivelada com o pavimento asfáltico.

As equipes de campo seguem atuando na via, onde, até o momento, já  foram instaladas dez novas grelhas. 

*Com informações da Novacap