23/05/2023 às 20:02

Recuperação de estrada rural e limpeza de parquinhos em São Sebastião

Mutirão de serviços toma conta da cidade com a coordenação do Programa GDF Presente

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Os serviços do Mutirão GDF Presente em São Sebastião já começam a ser vistos pela cidade, desde esta terça-feira (23). Diversos órgãos de governo concentram serviços na região administrativa (RA) para recuperar os estragos das fortes chuvas que caíram nos últimos meses. Capina e limpeza em parquinhos, nivelamento de vias não pavimentadas, além de correção asfáltica em vários pontos são executadas pelos homens do GDF Presente.

Reeducandos do projeto Mãos Dadas retiraram o mato alto e a sujeira em toda área do parque, na região central da cidade, em frente ao CAIC | Foto: Divulgação/GDF Presente

?Na região central da cidade, em frente ao CAIC – escola onde estudam crianças e adolescentes -, o parquinho passa por uma limpeza geral. Dez reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), retiraram o mato alto e a sujeira em toda a região do parque. O playground, agora, já pode ser usado de novo pela garotada.

[Olho texto=”“O tapa-buraco, a limpeza pelo pessoal do SLU, a recuperação dos parquinhos já foi iniciada. Agora, receberemos mais máquinas para ampliar os serviços”” assinatura=”Roberto Medeiros, administrador de São Sebastião” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Já no Bairro Zumbi dos Palmares, a estrada de terra da rua que dá acesso às chácaras 37 e 45 passa por nivelamento. Tomada por erosões, causadas pela chuva, a via está recebendo resíduos da construção civil (RCC) para voltar a ser transitável. “Ali é uma rua que canaliza muita água e enxurradas que descem da avenida principal. Portanto, o trabalho é eliminar as erosões e depois recuperar a trafegabilidade”, explica o coordenador do Polo Sudoeste do programa, Leandro Cardoso.

Recuperação de estrada rural e limpeza de parquinhos em São Sebastião

Nos bairros Vila Nova e São Francisco e na Quadra 56 do Centro, o serviço é o tradicional tapa-buraco. Segundo Cardoso, já foram gastos 25 toneladas de massa asfáltica para corrigir as pistas. De acordo com o administrador Roberto Medeiros, ainda há muito a se fazer. “O tapa-buraco, a limpeza pelo pessoal do SLU, a recuperação dos parquinhos já foi iniciada. Agora, receberemos mais máquinas para ampliar os serviços”, explica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Órgãos como a Novacap, Secretaria de Agricultura, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), CEB, Caesb, Vigilância Ambiental e outros passarão um mês em São Sebastião para intensificar os serviços de zeladoria na localidade.

Confira no vídeo outras ações do GDF Presente nesta terça-feira