24/05/2023 às 17:44

DF Inova Tech entrega certificados de cursos gratuitos de capacitação

Iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal já formou mais de 5,6 mil alunos desde que foi criada

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O programa DF Inova Tech, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), entregou 100 certificados a estudantes de baixa renda, alunos do ensino médio das redes pública e privada, trabalhadores em geral e pessoas que estejam em busca de uma oportunidade para se reinserir no mercado de trabalho.

Para a estudante Letícia da Silva Bezerra (com o diploma), o programa DF Inova Tech possibilitou a oportunidade de ter uma nova visão do mercado de trabalho: “Mesmo fazendo faculdade de tecnologia, participar do Inova Tech me trouxe uma nova perspectiva de como é atuar na área de tecnologia” | Foto: Divulgação/Secti-DF

Para o secretário da Secti, Gustavo Amaral, o DF Inova Tech é uma importante ferramenta para promover a inclusão produtiva de jovens/adultos e estimular a economia do DF por meio da geração de emprego e renda, atração de novos investimentos e do aumento da produtividade. “A inovação e a formação de recursos em áreas estratégicas, como as tecnologias da informação, são imprescindíveis para que tenhamos uma economia desenvolvida e criativa”, destaca.

[Olho texto=”“O mercado de tecnologia está em constante transformação. Os avanços na inteligência artificial, na tecnologia da informação e no setor aeroespacial são um claro exemplo disso. Por isso, é fundamental que os profissionais se atualizem e busquem conhecimento sempre”” assinatura=”Fábio de Souza, secretário-executivo da Secti-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

O diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Sistema Fibra-DF, Graciomário de Queiroz, enalteceu a importância de se oferecer uma educação tecnológica de qualidade para atender às necessidades do mercado: “Os cursos do DF Inova Tech são uma oportunidade única para que os nossos jovens possam se qualificar profissionalmente e buscar a inserção no mercado de trabalho.”

Para a estudante Letícia da Silva Bezerra, participante do curso Desenvolvedor Front-end, o programa possibilitou a oportunidade de ter uma nova visão do mercado de trabalho. “Mesmo fazendo faculdade de tecnologia, participar do Inova Tech me trouxe uma nova perspectiva de como é atuar na área de tecnologia”, afirma.

Já com 5,6 mil alunos formados desde que foi criado, o DF Inova Tech é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), executada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF)

Com o objetivo de estimular a inovação e qualificar profissionais para o setor produtivo, o DF Inova Tech é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), executada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). Ao todo, o programa já formou 5,6 mil alunos desde que foi criado.

O programa oferece diversos cursos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação profissional nas seguintes áreas: Tecnologia da informação (TI), Energia, Informática básica, Automação industrial, Construção civil e Metalomecânica, entre outros. Os cursos são 100% gratuitos e as inscrições podem ser feitas por meio do site do programa.

Palestra sobre capacitação profissional e empregabilidade

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Durante a cerimônia de entrega de certificados, o secretário-executivo da Secti-DF, Fábio de Souza, proferiu uma palestra sobre capacitação profissional e empregabilidade para os alunos do programa. De acordo com Souza, o conhecimento e as competências adquiridos durante os cursos do Inova Tech são a base para o desenvolvimento de novas tecnologias, que auxiliam a vida de todo mundo. “O mercado de tecnologia está em constante transformação. Os avanços na inteligência artificial, na tecnologia da informação e no setor aeroespacial são um claro exemplo disso. Por isso, é fundamental que os profissionais se atualizem e busquem conhecimento sempre”.

*Com informações da Secti-DF