24/05/2023 às 11:17

Mora em Vicente Pires? Participe da oficina do Pdot

Região administrativa recebe neste sábado (27) o primeiro evento público para discutir o futuro da cidade

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Moradores de Vicente Pires, bem como das demais regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal, poderão participar da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) e contribuir com o planejamento do futuro da cidade. A região será a primeira a receber as oficinas participativas organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), neste sábado (27), no Colégio Liceu (Rua 6, Chácara 253).

Gilberto Campos, presidente da Associação de Moradores de Vicente Pires e Região: “A população tem voz e pode resolver os problemas da cidade” | Foto: Divulgação/Seduh

[Olho texto=” “O Pdot traduz muitas das demandas da população em lei. Por isso, a participação no momento de revisão dessa lei é necessária para que alterações mais efetivas sejam feitas na organização do território” ” assinatura=”Mario Pacheco, coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh” esquerda_direita_centro=”direita”]

O objetivo é debater temas importantes para o desenvolvimento urbano da cidade, como regularização fundiária, meio ambiente e transporte público. Com base na contribuição da comunidade, o planejamento territorial será revisado, levando em conta aspectos como sustentabilidade, inclusão social, oferta de lazer, serviços públicos e moradia. 

“O Pdot traduz muitas das demandas da população em lei. Por isso, a participação no momento de revisão dessa lei é necessária para que alterações mais efetivas sejam feitas na organização do território”, afirma o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mario Pacheco.   

Mobilização

O presidente da Associação de Moradores de Vicente Pires e Região (Amovipe), Gilberto Campos, aponta que a região administrativa conta com desafios como construções desordenadas, irregulares e fora dos padrões, além de parcelamento de áreas protegidas, falta de acessibilidade e venda de áreas de equipamentos públicos.

Na visão dele, os moradores devem assumir o protagonismo da revisão do Pdot, uma vez que conhecem bem a cidade. “Então, quando a população participa, ela mostra para o governo o que precisa ser feito”, explica. “A população tem voz e pode resolver os problemas da cidade”.

Quem pode participar?

Moradores do DF interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas.  Basta comparecer à reunião na data e no horário marcados.

Ao todo, são 53 oficinas participativas previstas com a população do Distrito Federal para discutir a revisão do Pdot. Confira o cronograma.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Dinâmica

As oficinas participativas serão conduzidas ao longo deste ano por pelo menos 15 técnicos da área de planejamento da Seduh, além de técnicos de outros setores da pasta. A dinâmica inclui momentos expositivos e dedicados para a população fazer suas contribuições.

Os participantes serão divididos em grupos para debater temas diferentes. Há possibilidade de participar de mais de um grupo de discussão, caso a pessoa queira fazer sugestões sobre mais de um tema abordado.

Haverá também o registro de falas, debates em cada grupo, exposição dos principais temas discutidos em grupo e a construção de um relatório final da reunião que será divulgado posteriormente. Fôlderes e cartilhas impressas serão distribuídas durante a oficina, explicando sobre o processo.

Mais informações podem ser acessadas no site do Pdot.

Serviço

Oficinas participativas sobre o Pdot
Data: sábado (27)
Horário: a partir das 9h
Local: Colégio Liceu, na Rua 6, Chácara 253, Vicente Pires
Linhas de ônibus que passam pelo colégio: 0.946, 0.956, 0.957, 355.2, 355.3, 0.043, 372.9.

*Com informações da Seduh