25/05/2023 às 16:16, atualizado em 25/05/2023 às 16:31

Bacia de retenção do Drenar DF já é escavada

Toda a terra retirada para a construção do reservatório tem sido reaproveitada em obras viárias

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

A bacia de retenção que atenderá o Drenar DF já está em construção. Depois de passar por uma limpeza rigorosa, o terreno de 37 mil m² localizado no Setor de Embaixadas Norte começou a ser escavado em 20 de abril. O tanque vai permitir que toda água captada pelo novo sistema de escoamento da Asa Norte seja devolvida à natureza sem impactos ao meio ambiente.

Escavação da bacia de retenção que atenderá o Drenar DF, projeto criado para resolver antigos problemas de alagamento em áreas críticas do Plano Piloto e Taguatinga | Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília

A construção da bacia envolve, no momento, cerca de 10 profissionais. A equipe é responsável não só pela escavação, mas também pelo carregamento dos caminhões que levam toda a terra retirada no processo para um depósito temporário no Jóquei Clube. O material tem sido totalmente reaproveitado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em diversas obras viárias.

O caráter sustentável não marca apenas a construção da bacia do Drenar DF. O reservatório em si terá duas importantes funções ambientais. Além de permitir que toda sujeira trazida pela chuva decante no fundo do tanque, ele vai reduzir a velocidade do volume captado antes do seu deságue no Lago Paranoá.

?Terra retirada na construção da bacia de retenção é reaproveitada pelo DER em obras viárias | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“A bacia de retenção terá uma profundidade máxima de 12 m e poderá comportar até 96 mil m³ de água”, detalha o diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho. “Por estar dentro de um parque urbano, o acesso ao reservatório ficará protegido por alambrados de aço galvanizado com 1,10 m de altura”, completa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A lagoa fará parte do Parque Internacional da Paz, uma área livre de 5 mil m² que terá ciclovia e diversificado projeto paisagístico. Bougainville, carnaúba, copaíba, ipês brancos, amarelos e roxos – ao todo, serão 249 árvores e arbustos plantados no local. Os visitantes também encontrarão jabuticabeiras, pitangueiras e goiabeiras. Para finalizar o complexo de lazer, a Praça Internacional da Paz será construída ao lado do parque.

O Drenar DF é o projeto criado para resolver, de forma definitiva, antigos problemas de alagamento em áreas críticas do Plano Piloto e Taguatinga. Depois de uma espera de 20 anos, a assinatura de cinco contratos de serviço, em janeiro deste ano, deu o pontapé inicial às obras de drenagem. A construção já começou a ser executada nas quadras 401/402 e 201/202, um investimento de R$ 174 milhões.

Bacia de retenção do Drenar DF já é escavada