Fale com o Governo Ações em Destaques

25/5/23 às 18:11, Atualizado em 25/5/23 às 18:30

Dia Mundial da África tem programação inédita de arte e cultura

Eventos gratuitos e abertos ao público contarão com exposição e desfile de moda, música, gastronomia e itens de hábitos africanos

Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O Museu de Arte de Brasília (MAB) abre as portas para comemorar o Dia Mundial da África, celebrado nesta quinta-feira (25), com uma programação inédita e variada. Os brasilienses poderão prestigiar arte, moda, gastronomia, música e curiosidades da cultura dos países africanos durante uma exposição e em um desfile realizado no sábado (27). Os eventos contam com o apoio das secretarias de Cultura e Economia Criativa (Secec) e de Relações Internacionais (Serinter).

Celebrado neste 25 de maio, o Dia Mundial da África será festejado na capital da República com uma programação especial no Museu de Arte de Brasília até o dia 26 de junho | Fotos: Divulgação/MAB-Secec

A partir desta quinta, a exposição A África e o Legado Afro-Brasileiro, com mais de 100 itens, fica exposta para visitação pública na galeria do primeiro pavimento do museu. A mostra, organizada juntamente com 16 embaixadas africanas, reúne esculturas, artefatos históricos, indumentárias, pinturas e fotos.

“Será um mês de exposições, até o dia 26 de junho, com objetos, arte e artesanatos da cultura africana. Ao todo, são 105 itens, entre o acervo do MAB que se soma às obras das embaixadas”, diz Marcelo Gonczarowska, gerente do museu.

A exposição “A África e o Legado Afro-Brasileiro”, organizada por 16 embaixadas africanas, reúne esculturas, artefatos históricos, indumentárias, pinturas e fotos

Desfile, música e gastronomia

No sábado (27), das 16h às 22h, um grande desfile de moda com roupas tradicionais de 32 países africanos acontece no pilotis do museu que, excepcionalmente neste dia, ficará aberto para visitação durante todo o evento.

O encontro contará com a participação da DJ e produtora musical brasiliense Odara Kadiegi, filha de mãe angolana. A praça de alimentação, com degustação gratuita, terá comidas típicas africanas e brasileiras, com pratos senegaleses, quenianos e o tradicional acarajé baiano.

“Vamos celebrar a cultura africana e sua influência no Brasil, reunindo representantes de 32 países, do setor produtivo do DF, do Governo do Distrito Federal (GDF) e o público da cidade, que terá contato direto com diferentes expressões artísticas presentes na nossa identidade brasileira”, diz o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, um dos organizadores do evento. Também fazem parte da organização o Sesc e o Senac, e o Grupo de Embaixadas Africanas.

A embaixadora de Gana, Abena Busia, explica que o evento promoverá conexões. “Há tantas comidas consideradas típicas do Brasil, mas que têm suas raízes na África. Há também o legado da música, até o senso das cores e formas. Portanto, qualquer evento nesse sentido, que dá visibilidade e promove comunicação, é de vital importância para todos”, diz Busia.

Comércio Internacional

Na sexta-feira (26), haverá um encontro na Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac, entre empresários do DF, representantes do GDF e das embaixadas. Onze empresas de diferentes ramos foram selecionadas para apresentarem seus produtos e serviços com potencial de exportação. Entre os segmentos estão vestuário, mobiliário, turismo, eventos, tecnologia da informação, jogos e games.

Para o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, o evento estreita os laços entre o Distrito Federal e os países do continente africano. “É uma porta de entrada de uma nova frente para o comércio entre a capital e esses países. Além da rodada de negócios que será promovida pela Fecomércio-DF, o intercâmbio cultural que essa festa proporcionará é extremamente relevante”, ressalta.

Serviço
Comemorações do Dia Mundial da África

– Encontro entre GDF, embaixadas e empresários
Reunião para apresentação de produtos e serviços com potencial de exportação
Data: 26 de maio (sexta)
Local: Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac-DF

– Desfile
Arte, Moda, Música e Gastronomia
Data: 27 de maio (sábado)
Horário: 16h às 22h (Desfile de Moda às 17h)
Local: Museu de Arte de Brasília (MAB)

– Exposição
A África e o Legado Afro-Brasileiro
Data: até o dia 26/6
Horário: 10h às 19h
Local: Galeria de exposições do 1º pavimento do MAB

Dia Mundial da África tem programação inédita de arte e cultura

Últimas Notícias