25/05/2023 às 12:02

Servidores são capacitados para atendimento a mulheres vítimas de violência

Cerca de 230 trabalhadores da assistência social foram orientados pelo TJDFT sobre temas como dinâmica da violência e escuta especializada

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Em mais uma etapa do projeto Maria da Penha vai à Sedes, cerca de 230 servidores participaram de capacitação no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). O objetivo da iniciativa é qualificar o atendimento das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) a mulheres vítimas de violência doméstica.

Cerca de 230 servidores da Sedes participaram de capacitação de especialistas na área jurídica para qualificar o atendimento a mulheres vítimas de violência | Foto: Ádamo Dan/Sedes

“A capacitação traz um momento de reflexão sobre as nossas ações dentro da política de assistência social na prestação do atendimento às mulheres em situação de violência doméstica”, enfatiza a assistente social da Sedes Marta Pessôa Pinto. “O intuito é desmistificar o senso comum, estereótipos ou valores pessoais que podem levar a pré-julgamentos, uma vez que a intervenção precisa ser técnica.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Especialistas na área jurídica apresentaram conteúdos relacionados ao tema, com estudo de casos e orientações para encaminhamentos. “Os temas abordados nesse processo de formação trazem esclarecimentos técnicos e teóricos que qualificam a prestação dos serviços pelos trabalhadores de nossa secretaria – dessa forma, contribuindo para uma acolhida atenta e respeitosa, além de dar subsídios para que o servidor possa sentir segurança em atender, orientar e dar os devidos encaminhamentos de forma assertiva”, destaca Marta Pessôa Pinto.

Durante a capacitação, realizada na terça-feira (23), foram abordados temas como dinâmica da violência, atendimento não revitimizador, escuta especializada e fluxo de atendimento às mulheres em situação de violência.

O Maria da Penha vai à Sedes é dividido em quatro etapas. A primeira foi um ciclo de palestras para os servidores, seguida da capacitação junto ao TJDFT. Ainda há a previsão de uma avaliação da situação atual junto às equipes e da implantação de iniciativas junto à população a serem elaboradas levando-se em consideração o perfil social de cada região.

*Com informações da Sedes