25/05/2023 às 17:34, atualizado em 25/05/2023 às 19:59

Uso de alimentos fermentados na criação de peixes tem custo reduzido

Tecnologia será apresentada aos produtores que visitarem os circuitos da Emater durante a AgroBrasília

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O uso de alimentos fermentados na aquicultura é uma tecnologia relativamente nova que apresenta muitos benefícios, como redução do custo de produção e aumento do valor nutricional da alimentação dos peixes. Esse método será apresentado a quem visitar o Circuito da Aquicultura da Emater-DF durante a AgroBrasília 2023, que segue até sábado (27), no Núcleo Rural PAD-DF.

Para peixes em criadouros, alimentos fermentados despontam como boa alternativa | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Segundo estudo do veterinário e doutor em ciências animais Adalmyr Morais Borges, da Emater, os alimentos fermentados vêm surgindo como uma opção alimentar por utilizarem ingredientes e subprodutos locais, reduzindo custos de produção e mantendo a eficiência e o valor nutricional da alimentação quando comparados com as rações industrializadas.

“Estamos oferecendo a tecnologia de alimentos fermentados aos aquicultores do DF por representar uma opção mais econômica e com muitas outras vantagens, uma vez que as rações balanceadas comerciais vêm sofrendo aumentos nos custos e apresentando irregularidades”, sinaliza Borges. “Um dos motivos é a dificuldade das indústrias de rações em conseguir ingredientes de qualidade e produzir rações com preços competitivos.”

Alimentos fermentados

Os alimentos fermentados são aqueles que passaram por um processo prévio de digestão antes de serem fornecidos para os animais. Geralmente são utilizados micro-organismos que atuam nos processos físicos, químicos e fermentativos, proporcionando o surgimento de outras substâncias como vitaminas, enzimas, antioxidantes, aumentando a digestibilidade e o valor nutricional dos alimentos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Esses alimentos costumam ser obtidos pela fermentação de materiais vegetais mais baratos e com maior disponibilidade na região. Entre os grãos e farelos utilizados, há produtos mais proteicos, como a soja, e outros mais ricos em carboidratos, como o farelo de arroz. Também podem ser utilizados outros grãos, farinhas e farelos vegetais, além de resíduos de vinícolas e cervejarias.

Circuito da Aquicultura

Além dos alimentos fermentados, o Circuito de Aquicultura vai apresentar outras tecnologias empregadas na criação de peixes, como o sistema intensivo, tanque de ferrocimento com aeração e sedimentação, viveiro escavado com aeração e uso de energia fotovoltaica e a criação de peixes e camarões em sistema de bioflocos.

Durante a AgroBrasília, haverá extensionistas da Emater-DF para receber os convidados e mostrar todas as tecnologias dos oito circuitos: Floricultura associada ao turismo, Olericultura, Avicultura, Aquicultura, Fruticultura, Bovinocultura, Saneamento Rural e Segurança alimentar e nutricional. Haverá ainda o Galpão do Produtor, com itens comercializados locais, e um espaço para sanar dúvidas sobre crédito rural.

*Com informações da Emater-DF