26/05/2023 às 18:11, atualizado em 26/05/2023 às 19:33

Mutirão regulariza situação civil e jurídica de pessoas em vulnerabilidade

Em parceria com a Defensoria Pública da União, a Sedes atendeu 40 cidadãos no Centro Pop do Plano Piloto

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O aposentado Francisco José dos Santos, 78 anos, conseguiu dar entrada na Certidão de Nascimento que buscava havia alguns anos. “Ficou marcado de eu voltar no dia 14 para, finalmente, conseguir esse documento”, comemorou o morador do Riacho Fundo.

Ele foi um dos 40 atendidos na manhã desta sexta-feira (26), no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) do Plano Piloto, durante mutirão para regularização de situação civil e jurídica de pessoas em vulnerabilidade social ou de rua.

Ação contempla um público que, de posse das certidões pessoais, tem mais facilidade a acessar serviços públicos | Foto: Ádamo Dan/Sedes

A ação é fruto de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) com a Defensoria Pública da União (DPU). “Nosso objetivo é sempre buscar parceiros para reforçar e ampliar a oferta de serviços gratuitos ao cidadão”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

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Inclusão social 

Na semana passada, cerca de 600 cidadãos receberam mais de 1,8 mil atendimentos diversos durante a 5º PopRuaJud, mutirão para resolução de pendências jurídicas e inclusão social de pessoas em situação de rua.

Essa ação foi executada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Organizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o evento contou com a presença de equipes da Justiça Federal, da Justiça Eleitoral, das defensorias públicas do Distrito Federal da União e demais órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).

Para a assistente social Cristina de Fátima Guimarães, que atua no Centro Pop, ações como essas são fundamentais, pois trata-se de um público que, geralmente, não tem todas as documentações necessárias. “De posse dessas certidões pessoais, eles conseguem acessar mais facilmente todos os serviços públicos que precisam”, pontua. 

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social