26/05/2023 às 17:56, atualizado em 30/05/2023 às 20:03

Rede de energia do Túnel de Taguatinga é ligada

Com o abastecimento da estrutura, todos os equipamentos passarão por testes finais de funcionamento

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O Túnel de Taguatinga já está totalmente abastecido de energia. A ligação dos últimos quadros de energia foi feita nesta sexta-feira (26). A partir de agora, todos os equipamentos que dependem de alimentação elétrica, como luminárias e ventiladores, podem passar pelos testes finais de funcionamento.

Quadros já foram instalados; além desses, área técnica terá geradores de energia, banheiros, copa e reservatórios de combate a incêndio | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Os 14 quadros de energia do túnel começaram a ser instalados em março deste ano. Localizados na central de comando da passagem subterrânea, os módulos de média e baixa tensão alimentam equipamentos essenciais para o funcionamento do túnel.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]?

“Alguns painéis são destinados ao abastecimento do sistema de exaustão, outros para a iluminação e um deles para o nobreak”, detalha o engenheiro eletricista Renato Sales Santos. “Com a ligação da rede de energia, todos os equipamentos estão prontos para ser comissionados. Ou seja, já podem entrar na fase de testes finais.”

A área técnica do Túnel de Taguatinga ocupa a porção central da passagem, logo acima da laje superior. Além dos quadros de alimentação, o espaço de 1.734 m² vai abrigar três geradores de energia, banheiros, copa e dois reservatórios de combate a incêndio, cada um deles com capacidade para 50 mil litros de água.

Rede de energia do Túnel de Taguatinga é ligada