26/05/2023 às 18:19, atualizado em 26/05/2023 às 18:25

Riacho Fundo II já tapou 90% dos buracos mapeados em vias neste ano

Faltam menos de 50 para conseguir zerar a quantidade identificada pela administração regional com ajuda da população

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Um trabalho árduo em equipe garantiu menos 478 buracos nas vias públicas para os moradores e visitantes do Riacho Fundo II. A região administrativa (RA) está empenhada em conquistar o título de primeira RA que tapou todos os buracos mapeados em 2023. Somente neste ano, as equipes já utilizaram 283.260 toneladas de massa asfáltica nessas ações.

Fotos: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília

Em 2019, o GDF lançou a Operação Buraco Zero, que desafiava as regiões administrativas a zerar os buracos mapeados no ano em cada uma delas. Naquele ano, o Riacho Fundo II foi a primeira cidade a alcançar essa conquista. De lá para cá, a administração do Riacho Fundo II adotou como desafio regional esse levantamento anual de buracos mapeados que deveriam ser tapados na região. Em 2023, para conseguir zerar o número de buracos mapeados, faltam aproximadamente 50.

Nesta sexta-feira (26) foram utilizadas três toneladas de massa asfáltica para tapar cerca de 20 buracos nas quadras QN 14B, QS 14 e QC 1 a 6.

“As quadras aqui estão ótimas e a operação é rápida”, afirma a moradora Clemilda Josefa da Silva

“Essa ação está maravilhosa. Lá na porta da minha casa surgiram dois buracos e num instante foram lá e taparam. Foi bem rápido, não teve muita bagunça. Ficou bem-feito”, avaliou a aposentada Nair Napoleão Teixeira, de 70 anos. A moradora Clemilda Josefa da Silva, 63 anos, reforçou: “Não tem o que reclamar. As quadras aqui estão ótimas e a operação é rápida”, pontuou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A administradora regional do Riacho Fundo II, Ana Maria da Silva, destacou que o sucesso da operação é graças ao trabalho do governo em parceria com a população. “Nossa conversa é a seguinte: entrou no Riacho Fundo II e viu um buraco, já tira foto e entra em contato conosco com a localização. No dia seguinte, já sabemos onde temos que ir”, detalhou. “A gente também faz mapeamento. Temos uma equipe que fica na rua todos os dias para acompanhar.”

De acordo com a chefe da Divisão de Manutenção e Conservação de Vias da Novacap, Walquiria Marra, o intuito é que as administrações tenham autonomia para fazer essas ações. “A gente presta apoio no fornecimento de massa e de insumos. Nosso objetivo é dar autonomia para que eles atuem, mas a gente também apoia em casos com muitas demandas”, explicou.

A ação para tapar buracos conta com oito profissionais da administração. Caso a população queira solicitar esse serviço, basta registrar pela ouvidoria ou pela administração regional 24h.

Riacho Fundo II já tapou 90% dos buracos mapeados em vias neste ano