26/05/2023 às 09:16, atualizado em 26/05/2023 às 13:49

Trânsito em Taguatinga será alterado para celebração de Pentecostes

Mudanças ocorrerão entre esta sexta-feira (26), às 21h30, e domingo (28), às 22h30; haverá reforço da segurança na região

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

De hoje (26) a domingo (28), Taguatinga receberá uma das maiores celebrações religiosas do Distrito Federal – o Pentecostes 2023. A organização do evento prevê um público diário de 500 mil pessoas. As forças de segurança atuarão em conjunto para garantir a segurança e a fluidez no trânsito nos dias do evento. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará intervenções nas vias próximas ao Taguaparque, local em que a celebração será realizada.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) atuarão na EPTG, EPCL e Pistão Norte. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ficará responsável pelo trânsito na BR-070. O DER intensificará o apoio no controle do trânsito nas proximidades do local e também nas  rodovias circunvizinhas ao evento, a Estrada Parque Taguatinga (DF-085) e Estrada Parque Ceilândia (DF-095).

“Estamos há mais de dois meses nos reunindo com os órgãos que atuarão na Operação Pentecostes. São ações simultâneas, que precisam estar afinadas para dar mais segurança ao público. O objetivo é que todos possam aproveitar com tranquilidade o evento, que impacta bastante Taguatinga e imediações”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

Nesta sexta-feira e no sábado (27), as alterações no trânsito serão realizadas das 21h30 às 0h30 pelo Detran-DF. No domingo (28), as mudanças ocorrerão das 19h30 às 22h30. O Detran-DF atuará com servidores que farão o controle do tráfego e as intervenções nas vias. Haverá sinalização de trânsito nas imediações do Taguaparque para orientar os condutores e pedestres. Os estacionamentos serão divididos para o público em geral, autoridades e pessoas com mobilidade reduzida. Haverá, ainda, área reservada para ônibus e outra para vans, com acesso pelo Pistão Norte.

O Detran-DF atuará com servidores que farão o controle do tráfego e as intervenções nas vias | Arte: SSP/Divulgação

Ao término do evento, as duas faixas de rolamento terão sentido único na avenida que contorna o parque, iniciando próximo ao Ginásio de Esportes. À esquerda do condutor, a via estará em sentido único para a Estrutural. Já à direita do condutor, o fluxo seguirá no sentido EPTG. Os tempos semafóricos das avenidas central de Taguatinga, Hélio Prates e da via de ligação QNF/QNL serão alterados pelas equipes de engenharia de trânsito. O objetivo é favorecer a saída dos condutores do local do evento.

Os agentes irão auxiliar a travessia de pedestres e a fiscalização para coibir infrações. O Detran-DF atuará na região com viaturas, motocicletas, guinchos e empilhadeiras. A aeronave do departamento auxiliará no monitoramento do trânsito, com apoio do DER-DF.

“Reforçamos aos participantes que deem preferência ao transporte público. Quem for com seu veículo, chegue cedo e estacione em locais permitidos, de forma que não atrapalhe a fluidez do trânsito nem o acesso às áreas residenciais. Os agentes vão fiscalizar a área para evitar transtornos para os moradores locais”, explicou o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Clever de Farias Silva.

Segurança

O policiamento no local será reforçado pela PMDF com unidades de área e especializadas, como Cavalaria, Batalhão de Operações Aéreas, Rotam e Motopatrulhamento. “Ao chegar e sair, observe se não há pessoas com atitudes suspeitas próximo de seu veículo. É importante também não caminhar sozinho, procure andar em grupo, principalmente ao final do evento”, alertou o comandante do Departamento Operacional da PMDF, coronel Alcenor. O militar ainda orienta os participantes a levarem documentos de identificação e a deixarem bolsas e objetos de valor na frente do corpo.

[Olho texto=”“Reforçamos aos participantes que deem preferência ao transporte público. Quem for com seu veículo, chegue cedo e estacione em locais permitidos, de forma que não atrapalhe a fluidez do trânsito nem o acesso às áreas residenciais”” assinatura=”Clever de Farias Silva, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

A PMDF fará a travessia de pedestres e organização do trânsito no Pistão Norte. “O objetivo é que o impacto no trânsito seja o menor possível, mesmo diante do público previsto, de acordo com a organização do evento”, alerta o comandante de Policiamento de Trânsito, da Polícia Militar do DF (PMDF), coronel Edvã Sousa.

O Corpo de Bombeiros também atuará na prevenção de incêndios e contará com equipes de militares especializados em atendimento pré-hospitalar, circulando entre o público para uma resposta mais rápida em caso de necessidade.

A corporação atuará em conjunto com a Secretaria de Saúde (SES), por meio do Samu. O objetivo é proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente a quem necessitar de atendimento. Os militares poderão ser acionados por meio do 193 a qualquer momento.

*Com informações da SSP e do Detran