28/05/2023 às 17:21, atualizado em 28/05/2023 às 20:19

Bombeiros militares contam com serviços de saúde mental

Para ter acesso, a pessoa interessada deve procurar o centro de assistência da corporação;‌ em 2022, foram mais de 15 mil atendimentos

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) dispõe de serviços de saúde mental para a corporação ativa e inativa, bem como para os dependentes dos militares. A lista de atendimentos inclui programas de prevenção a doenças e de assistência em psicologia clínica, psicologia organizacional, serviço social e psiquiatria.

Equipe de saúde mental do Centro de Assistência ao Bombeiro Militar é formada por psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais | Foto: Divulgação/CBMDF

[Numeralha titulo_grande=”R$ 60 milhões ” texto=”Verba destinada pelo CBMDF aos programas de saúde da corporação” esquerda_direita_centro=”direita”]

?Para ter acesso, o militar interessado deve procurar o Centro de Assistência ao Bombeiro Militar (CEABM). A equipe conta com sete psiquiatras, nove psicólogos e três assistentes sociais. Há ainda a possibilidade de o paciente ser encaminhado a uma das 100 empresas credenciadas, que oferecem consultas de psicologia e psiquiatria para diagnóstico e tratamento, bem como internação.

?“É fundamental promover práticas de saúde e tratamento para os militares, para que possam trabalhar da forma adequada, e também para a família deles, porque um filho, esposa ou mãe adoecida é um bombeiro adoecido”, explica o coordenador de Administração e Contratos da Diretoria de Saúde do CBMDF, tenente-coronel Icaro Macedo. “Precisamos cuidar de quem cuida da sociedade.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

?Em 2022, foram mais de 15 mil atendimentos – 8 mil internos e mais de 7,6 mil externos. Do total, cerca de 50% foram prestados a militares ativos. A corporação destina verba de R$ 60 milhões para a assistência de saúde, incluindo a promoção de saúde mental.

?Além disso, no ano passado, foram realizados sete programas de prevenção à doença. “Tivemos programas sobre tabagismo, planejamento familiar, questões relacionadas à ansiedade e de preparação para a aposentadoria”, enumera o tenente-coronel. Ainda para este ano, estão previstos programas de saúde financeira, intervenção ao estresse e atenção à dependência química.

?Serviço

Centro de Assistência ao Bombeiro Militar (CEABM)

? Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h.
? Telefone: 3901-3630.
?
Para saber mais, acesse a página de Saúde do CBMDF ou siga o perfil do Instagram: @?sasmo.cbmdf