29/05/2023 às 19:58

Servidores participam de curso de inteligência em segurança pública

Iniciativa promove integração entre órgãos locais e do governo federal; aulas serão realizadas na Escola de Governo até o dia 29 de junho

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Mais uma edição do Curso de Inteligência de Segurança Pública – CISP 2023, promovido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) por meio da Subsecretaria de Inteligência (SI), teve início nesta segunda-feira (29). Esta é a quinta edição da capacitação, que tem como objetivo promover o alinhamento e a integração entre as instituições de inteligência em segurança pública – local e federal. A aula inaugural, assim como a cerimônia de abertura, ocorreu no auditório do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

Participam da quinta edição do curso 36 alunos de 16 órgãos; qualificação faz parte da Política de Segurança Pública do DF | Foto: Divulgação/SSP

“Além da integração, queremos dar um passo a mais e trabalhar as informações de forma a promover a integralização entre os órgãos. O compartimento de informações como estratégia comum é extremamente necessário. Este curso é uma das formas de alinharmos esse conhecimento com as mais diferentes áreas”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

[Olho texto=”“A informação é essencial para qualquer decisor, pois ele trabalha de acordo com dados, e fundamental diante do atual cenário, principalmente no ambiente virtual”” assinatura=”Alexandre Patury, secretário executivo de Segurança” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O controlador-geral do DF, Daniel Alves Lima, que participou da segunda edição do CISP, destacou a importância da participação de órgãos além da segurança pública. “A troca de experiências e de conhecimento entre diferentes órgãos é enriquecedora e impacta diretamente para a melhoria de processos de órgãos locais, federais e de outros estados”.

A qualificação faz parte da Política de Segurança Pública do Distrito Federal e do planejamento estratégico da SSP-DF. Ela é baseada em metodologia ativa de ensino e busca proporcionar aprendizado teórico e prático, contextualizado com situações reais e cotidianas da atividade de inteligência. O secretário executivo de Segurança, Alexandre Patury, parabenizou a iniciativa. “A informação é essencial para qualquer decisor, pois ele trabalha de acordo com dados, e fundamental diante do atual cenário, principalmente no ambiente virtual. É uma satisfação ter esta equipe de inteligência na SSP-DF”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Ao todo, 36 alunos, de 16 diferentes órgãos participam do curso, que segue até o dia 29 de junho, na Escola de Governo (Egov). “Esta é a quinta edição deste curso, que é essencial para atividade de inteligência, como forma de especializar, integrar e, principalmente, fortalecer o canal técnico por meio do estreitamento de vínculos. Esta é uma possibilidade de trabalhar com um protocolo de padronização de atuação, de nivelamento de conhecimento entre as agências, alinhados à política de segurança”, explica o subsecretário de Inteligência, George Couto.

Nas quatro primeiras edições, foram certificados 132 alunos de 25 diferentes instituições. Nesta edição, além das forças de segurança locais, participam da capacitação representantes da Câmara Legislativa do DF (CLDF), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), das secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus), DF Legal, de Fazenda (Sefaz) e de Administração Penitenciária (Seape), da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), da Controladoria-Geral do DF (CGDF), da Casa Militar e do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).

*Com informações da SSP