30/05/2023 às 12:06

Cine Acolhe alerta jovens sobre os riscos do uso do tabaco

Sejus exibe documentário e promove debate com especialistas, em Ceilândia, para prevenir o consumo desse produto

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) realizou, nesta segunda-feira (29), o Cine Acolhe. A ação proposta pela Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), da Sejus, em conjunto com o Centro de Juventude e o Centro Cultural da Ceilândia Norte, contemplou cerca de 50 jovens, de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social da cidade de Ceilândia.

Jovens de Ceilândia assistiram a documentário e conversaram com especialistas, nesta segunda-feira (29), sobre o risco do uso de tabaco | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus

Com objetivo preventivo ao uso do tabaco, a iniciativa integra ações desenvolvidas pelo programa Acolhe DF, da Sejus. A sessão do Cine Acolhe exibiu, na Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade, o documentário É proibido fumar: a lei antifumo no Brasil e outras produções educativas, que possibilitaram um debate mediado por psicólogos e assistentes sociais que desenvolvem atividades no programa.

“No âmbito da prevenção, a Sejus desenvolve ações que façam alertas necessários pela busca do cuidado com a saúde. No caso do tabaco, encontros, palestras, campanhas educativas e orientações diversas são desenvolvidas durante todo o ano para frearmos o consumo desse produto”, ressalta a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

A subsecretária de Enfrentamento às Drogas da Sejus, Gilce Sant’Anna Teles, explica que a proposta do Cine Acolhe é “reunir a arte e o entretenimento do cinema com um processo de reflexão crítica a respeito dos malefícios causados pelo uso do tabaco. ”

Programa Acolhe DF

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O programa Acolhe DF, da Sejus, tem como objetivo acolher pessoas com casos relacionados ao uso de álcool e outras drogas e seus familiares. Foi lançado em 2021, oferecendo à comunidade apoio psicossocial, com especialistas como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e agentes sociais.

Entre as ações do programa estão palestras e atividades de prevenção ao uso de drogas; atendimento psicossocial para dependentes químicos e familiares; encaminhamento do dependente químico para o tratamento mais adequado, podendo ser em uma das comunidades terapêuticas parceiras do órgão; busca ativa de pessoas em situação de rua com dependência química e auxílio na reinserção social do adicto em recuperação, indicando cursos profissionalizantes.

No caso da escolha por acolhimento, a Sejus dispõe de 330 vagas distribuídas em 12 comunidades terapêuticas parceiras, além de oferecer assistência psicossocial ativa, que pode ser individual ou coletiva, de forma presencial ou online. Para mais informações sobre acolhimento em comunidades terapêuticas, basta entrar em contato pelo WhatsApp (61) 8314-0745.

Para participar do programa Acolhe DF, o interessado deve entrar em contato pelos telefones: (61) 2244-1127 / 1132 ou WhatsApp: (61) 98314-0639, ou ainda pelo e-mail do programa: acolhedf@sejus.df.gov.br.

Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os riscos à saúde associados ao uso do tabaco.

Com o tema Precisamos de comida, não de tabaco, a campanha do Dia Mundial sem Tabaco 2023 aborda a necessidade do aumento da produção de culturas alternativas, mais nutritivas e sustentáveis, como opção ao cultivo do fumo. A OMS utiliza a data para alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao consumo de produtos de tabaco.

Além das questões sociais e econômicas, o cigarro é um dos principais fatores de risco para câncer e outras doenças graves, sendo a primeira causa de mortes prematuras evitáveis no mundo.

*Com informações da Sejus