30/05/2023 às 18:57, atualizado em 30/05/2023 às 19:05

GDF Presente reforma vias não pavimentadas de seis RAs

Obras são executadas em São Sebastião, Ceilândia, Paranoá, Planaltina, Sol Nascente/Pôr do Sol e Riacho Fundo

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O GDF Presente começou a semana com foco total na manutenção de estradas das regiões administrativas (RAs). Desde segunda-feira (29), seis cidades receberam serviços de recuperação e nivelamento de vias não pavimentadas. O trabalho segue até o final da semana.

Em São Sebastião, está em andamento o Mutirão GDF Presente, que consiste na atuação conjunta de órgãos governamentais em ações de zeladoria. A iniciativa ficará na cidade até o final de junho e deve passar por 23 bairros, beneficiando mais de 118 mil moradores. “As estradas estavam ruins, em uma situação lamentável. E estão ficando muito melhores, mais seguras para a população, transitáveis”, avalia o administrador regional, Roberto Medeiros.

GDF Presente faz a manutenção de vias não pavimentadas no bairro Capão Comprido, em São Sebastião | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Nesta semana, chegou ao fim a recuperação da Avenida Principal, do bairro Capão Comprido. Agora, as equipes trabalham no tratamento de uma erosão localizada na Rua 13 do bairro. Estima-se que já foram usadas mais de 1.000 toneladas de resíduos de construção civil e restos de calçadas. Participam 12 pessoas, com apoio de 15 veículos, sendo nove caminhões trucados, duas motoniveladoras, duas pás carregadeiras, um rolo compactador e um caminhão pipa.

“Como é um terreno acidentado, por se tratar de uma região de morro, a água da chuva desce com muita velocidade para a Rua 13, o que causou a erosão e prejudicou demais a vida dos moradores”, afirma o coordenador do Polo Sudoeste, Leandro Cardoso. “Estamos trabalhando para melhorar essa situação, na medida do possível”, completa. A previsão é que o tratamento da erosão termine ainda nesta semana.

Em Ceilândia, as estradas do Incra 9, da Gleba 4, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, estão sendo niveladas. A ação é feita pelo Polo Rural, pela administração regional e pela Secretaria de Agricultura (Seagri) com resíduos de construção civil.

Trabalho de nivelamento foi feito em estradas do Incra 9, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Ceilândia

“Aos poucos, as vias vão ficando melhores, dando mais conforto e comodidade aos que passam e residem às margens das vias”, observa o coordenador do Polo Rural, Manoel Messias. “É um esforço conjunto com o objetivo de melhorar os acessos das estradas rurais, tanto para as chácaras como para as escolas, que são nossa prioridade”, acrescenta o administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende.

Também está em andamento a recuperação de vias não pavimentadas na região do Café Sem Troco, no Paranoá; na Vila Buritis, na Vila Vicentina e na Rajadinha II, em Planaltina; e no bairro Gileard, na região do Sol Nascente/Pôr do Sol. Já no Riacho Fundo, os esforços são concentrados no Núcleo Rural Kanegae, com a execução de terraplanagem.

GDF Presente reforma vias não pavimentadas de seis RAs

?Participe

Solicitações de serviços, bem como elogios e críticas, podem ser registradas nos canais da Ouvidoria, pelo site ou pelo número 162, ou diretamente nas administrações regionais. É possível pedir reformas em quadras poliesportivas, recapeamentos de asfalto, podas de árvores, entre outras ações.

Veja ações do GDF Presente: