30/05/2023 às 19:02, atualizado em 30/05/2023 às 20:45

Reformas no HRT ampliarão capacidade de atendimento

Oncologia terá 50% a mais de leitos, oftalmologia e pronto-socorro também recebem melhorias e segurança será reforçada

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) iniciou os serviços de renovação de sua infraestrutura física. São cinco intervenções simultâneas para ampliar a capacidade de atendimento e melhorar o conforto dos pacientes, servidores e acompanhantes. Empresas contratadas para realizar as adequações trabalham na área de oncologia, oftalmologia, pronto-socorro pediátrico, guaritas de segurança e setores administrativos.

[Olho texto=”“Fizemos um planejamento para permitir que os serviços fossem realizados sem precisar interromper os atendimentos”” assinatura=”Felipe Motinha, diretor do HRT ” esquerda_direita_centro=”direita”]

As adequações realizadas no HRT são possíveis graças aos contratos de manutenção regular assinados pela Secretaria de Saúde (SES) em 2022. O próprio hospital já teve as suas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e pediátrica recuperadas. “Não há como a gente falar em assistência sem falar em infraestrutura. Está diretamente ligado. Se não tem infraestrutura, não conseguimos fazer um bom atendimento”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Ao todo, a pasta fez um investimento de R$ 74 milhões para garantir o funcionamento de 297 unidades. As contratações agilizam serviços como ajustes de instalações de água e energia, pinturas, reformas de pisos, troca de janelas, entre outras necessidades. Os novos contratos atendem desde unidades básicas de saúde (UBSs) a hospitais, passando por policlínicas, laboratórios e centros de atenção psicossocial. Ao todo, a SES administra cerca de 440 mil m² de área construída em todo o Distrito Federal.

Mudanças nas divisórias e portas vão permitir a reacomodação dos equipamentos e atender com maior conforto os pacientes | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde

Melhorias

O destaque fica para o espaço dentro do HRT que abriga a oncologia. A ala de atendimento aos pacientes em tratamento contra o câncer está em fase de adequação para aumentar em 50% o número de leitos, de doze para dezoito, além de recuperar os atuais. O posto de enfermagem e a sala para tratamento ficarão preparadas para o hospital ampliar a quantidade de consultas e de procedimentos de quimioterapia. A unidade também já conta com um centro de radiologia. “São mudanças para tornar o hospital uma referência no setor”, afirma o diretor do HRT, Felipe Motinha.

Nos corredores da oftalmologia, a troca do piso, pintura e mudanças nas divisórias e portas vão permitir a reacomodação dos equipamentos e atender com maior conforto os pacientes, especialmente os que dão entrada pela emergência. O HRT chega a receber 100 pacientes sem agendamento por dia, com casos que variam desde infecções até pequenos objetos inseridos nos olhos. O local também é utilizado para as forças-tarefas de cirurgia de catarata realizadas pela unidade. Já o pronto-socorro recebe uma renovação da fachada, pintura e um fraldário.

Todas as atividades de renovação foram organizadas de forma a não prejudicar o dia a dia do hospital. “Fizemos um planejamento para permitir que os serviços fossem realizados sem precisar interromper os atendimentos”, explica o diretor. Ao lado da entrada principal, uma janela foi removida para permitir a entrada de material e saída de entulhos sem interromper o fluxo de pacientes, o que também evita a possibilidade de contaminação.

Entre as cinco intervenções simultâneas no HRT, estão as obras nas guaritas de segurança

Os serviços são vistos logo na entrada. À frente das portarias, os seguranças ficarão agora em abrigos protegidos. Por fim, setores administrativos também receberam nova pintura e reforma do piso.

Reformas no HRT ampliarão capacidade de atendimento

*Com informações da Secretaria de Saúde