31/05/2023 às 13:49, atualizado em 31/05/2023 às 14:39

Definido terreno para construção do campus da UnDF em Ceilândia

Prédio será erguido a menos de 1,5 km de distância da estação de metrô Ceilândia Centro e próximo ao Sesc e à UPA

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) terá um campus para atividades educacionais em Ceilândia. O terreno de 12,8 mil metros quadrados está localizado na QNN 27, Área Especial D, e foi cedido pela Secretaria de Saúde (SES), fazendo com que um espaço até então ocioso ganhe funcionalidade e vida com a educação.

A definição de um novo campus da UnDF em Ceilândia atende à decisão do GDF de ampliar a oferta de ensino superior gratuito em diferentes regiões | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A cessão do lote foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta quarta-feira (31) e consolida a política do Governo do Distrito Federal (GDF) de ampliar a oferta de ensino superior gratuito em diferentes regiões. A universidade, lançada pela atual gestão, dispõe de um campus no Lago Norte e terá um outro espaço na Granja do Torto. Além destes campi, a UnDF planeja abrir uma unidade no Jardim Botânico.

“Temos grandes projetos, terreno em Ceilândia, prédio no Biotic e vamos expandir com vários campi para fazer o investimento que muitas famílias precisam para colocar seus filhos na universidade”, disse o governador Ibaneis Rocha durante a nomeação dos primeiros 80 professores e tutores da universidade nesta quarta-feira (31).

A reitora pro-tempore da UnDF, Simone Benck, lembrou que a instituição nasce multiespacial. A Universidade de Brasília (UnB), uma das principais instituições de ensino do país, levou 44 anos para ter um campus fora do Plano Piloto, com a inauguração da unidade de Planaltina, em 2006.

 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Inaugurado em 28 de junho de 2022, o campus localizado no CA 2 do Lago Norte atenderá, principalmente, alunos vindos de Sobradinho e Sobradinho II, Planaltina, Planaltina de Goiás, Paranoá, Itapoã e Varjão, além de moradores de áreas rurais dessas regiões. O prédio recebeu investimento de R$ 1,2 milhão e conta com 6,2 mil m² e 42 salas para uso pedagógico e administrativo.

Já o campus da Granja do Torto será construído no Parque Tecnológico (Biotic) e vai abrigar as faculdades de engenharia, tecnologia e inovação e a reitoria. No local serão investidos R$ 56 milhões. O espaço terá laboratórios multiúso para o desenvolvimento de pesquisas de alta tecnologia, em associação com grandes centros do país e do mundo.

Para além do espaço público para funcionamento das atividades no campus Norte (Lago Norte), a UnDF já atua na oferta de educação superior em diferentes espaços: a Escola Superior de Gestão (ESG), localizada na Asa Norte; a Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), no Riacho Fundo II, e a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), que tem unidades em Samambaia e na Asa Norte.

Nomeados 80 professores e tutores para a Universidade do Distrito Federal