31/05/2023 às 19:35

GDF Presente tira quase 20 toneladas de lixo das bocas de lobo em três RAs

As limpezas ocorreram em localidades de Planaltina, Sol Nascente/Pôr do Sol e Águas Claras

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

As equipes do programa GDF Presente fizeram um pente fino nas bocas de lobos de várias regiões administrativas do Distrito Federal. Os trabalhos desta quarta-feira (31) ocorreram nas cidades de Planaltina, Sol Nascente/Pôr do Sol e Águas Claras. Quase 20 toneladas de lixo foram retiradas de dentro dos bueiros.

Em Planaltina, as ações se concentraram na Avenida Independência, na região do Bairro Jardim Roriz. Lá as equipes do GDF Presente fizeram a limpeza das bocas de lobo e trocaram tampas de vários bueiros. “Foi uma ação na avenida central da cidade. Substituímos algumas bocas de lobo que estavam quebradas. As áreas foram limpas e removemos 15 toneladas de entulho dos espaços”, conta o coordenador do Polo Nordeste do programa, Guilherme Tabosa.

Em Planaltina, as equipes fizeram a limpeza das bocas de lobo e trocaram tampas de vários bueiros | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Os trabalhos foram realizados a pedido da Administração Regional de Planaltina, que também participou da execução dos serviços. “Na verdade, foi realizado um verdadeiro mutirão de limpeza na cidade, antes e depois da Festa do Divino, com a ajuda do GDF Presente e de outras equipes do GDF. A administração sempre procura manter a cidade limpa, harmoniosa, com foco na qualidade de vida dos moradores. Estamos trabalhando para que a cidade possa ficar melhor a cada dia”, afirma o administrador regional, Wesley Fonseca.

Bueiros no Sol Nascente e em Águas Claras

Na região do Sol Nascente/Pôr do Sol, os serviços foram feitos próximo ao terminal de ônibus da RA

Na região do Sol Nascente/Pôr do Sol, os serviços foram executados próximo à Chácara 117, na Quadra CNR 1, e no Trecho III, perto do terminal de ônibus da cidade. “Nas localidades, retiramos uma grande quantidade de lixo, cerca de 300 kg. Dezoito bocas de lobos foram limpas e algumas tiveram as tampas substituídas”, conta Willian Lima, coordenador do Polo Oeste II.

“Esse trabalho não é apenas necessário, mas essencial. A limpeza e manutenção das bocas de lobo traz a prevenção e gera benefícios para a cidade, evitando transtornos no período de chuva, pois, quando limpas, a drenagem das águas pluviais é escoada corretamente”, enfatiza o administrador regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, Cláudio Ferreira.

Já em Águas Claras, as ações ocorreram nas quadras 201 e 205. “Fizemos um trabalho de manutenção dos bueiros nas duas quadras. Nesta quinta-feira (1º), executaremos um serviço maior na Quadra 25 Sul, pois iremos tapar um bueiro que foi destruído com a passagem de caminhões pelo local e vamos construir uma nova caixa de boca de lobo, com grelha de ferro fundido para evitar esses acidentes”, completa o coordenador do Polo Central 2, Rodrigo Pontes.

GDF Presente faz manutenção em bocas de lobo em diferentes RAs

Além do GDF Presente, participaram dos serviços equipes das administrações regionais, Companhia Urbanizadora da Nova Capital  (Novacap), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).

Confira as ações do GDF Presente nesta quarta-feira: