31/05/2023 às 09:06, atualizado em 31/05/2023 às 10:07

Servidores são capacitados para prevenção e combate a incêndios florestais

Com a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, o treinamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros do DF conta com 30 servidores que atuam como brigadistas

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Até sexta-feira (2/6), servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) que integram o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif), coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), estão participando de um treinamento para prevenção e combate aos incêndios florestais.

O Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais procura capacitar, com aulas práticas e teóricas, os diversos órgãos para um melhor alinhamento nas demandas | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“O curso é extremamente importante, pois estamos qualificando os nossos combatentes. Vamos contratar 150 brigadistas florestais que já foram treinados pelo Ibama e agora estão sendo capacitados pelos protocolos do Corpo de Bombeiros. Teremos, assim, um reforço qualificado para atuar no combate aos incêndios florestais do DF”, explica o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes.

O secretário Gutemberg Gomes ressalta a importância do curso: “Vamos contratar 150 brigadistas florestais que já foram treinados pelo Ibama e agora estão sendo capacitados pelos protocolos do Corpo de Bombeiros. Teremos, assim, um reforço qualificado para atuar no combate aos incêndios florestais do DF”

Para a coordenadora do Ppcif, Carolina Schubart, o treinamento procura capacitar os diversos órgãos que participam do Plano de Prevenção para um melhor alinhamento nas demandas. “Temos o objetivo de preparar o corpo técnico dos servidores que atuam na temática de incêndios florestais para aprimorar ainda mais a eficácia no combate aos incêndios florestais de grande proporção no DF”, ressalta Schubart.

Nesta etapa do treinamento comandado pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), os servidores passam por aulas práticas e teóricas, com carga horária de 40 horas semanais, e aprendem a manusear o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), que é a ferramenta de gerenciamento das emergências do CBMDF.

Alélia Medina, servidora do Instituto Brasília Ambiental, atua há dois anos como brigadista e acredita que o treinamento será um grande diferencial nas ações de combate

Sistema gerencia as ações de combate aos incêndios florestais

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o SCI pode ser aplicado na organização das condutas que deverão ser adotadas no controle de cada situação. O sistema foi desenvolvido na década de 1970 para gestão no combate aos incêndios florestais na Califórnia, nos Estados Unidos. Ele garante a integração dos esforços para uma melhor resposta nas ações de enfrentamento aos incêndios e pode ser aplicado em qualquer tipo de situação de emergência.

“No grupo do Ppcif, utilizamos o SCI para organizar melhor os recursos, planejar as ocorrências de incêndios florestais para controlar e avaliar as ações e caminhar no sentido de resolver o problema. Por fim, o sistema faz todas as diferenças nas ações, para não perdermos tempo e agirmos de maneira rápida e efetiva para cuidarmos de um bem tão precioso como o meio ambiente”, esclarece o sargento Fábio Santos, instrutor do curso de SCI.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A servidora do Instituto Brasília Ambiental Alelia Medina, que atua há dois anos como brigadista, está participando do curso e acredita que o treinamento será um grande diferencial nas ações de combate. “Estamos agregando a experiência e a vivência de como atuar de forma conjunta com os outros órgãos. Com os bombeiros, estamos aprendendo a questão da logística, planejamento e tudo isso poderemos aplicar nas ações de combate aos incêndios florestais que atuamos”, declara.

Participam do curso 30 servidores de órgãos como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasília Ambiental, Jardim Botânico de Brasília (JBB) e Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).

Servidores são capacitados para prevenção e combate a incêndios florestais