01/06/2023 às 14:35, atualizado em 02/06/2023 às 17:57

Túnel de Taguatinga terá eventos esportivos para dois mil atletas

Passeio ciclístico e corridas de rua celebram o aniversário da cidade, na próxima segunda (5)

Por Josiane Borges, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Dois mil atletas, entre ciclistas e corredores, serão os primeiros a circularem pelo Túnel de Taguatinga. No sábado (3) e no domingo (4) serão realizados um passeio ciclístico e duas corridas de rua que terão como ponto de largada e chegada a passagem subterrânea. Os eventos fazem parte das comemorações pelo aniversário de Taguatinga, celebrado no dia 5 de junho.

Foto: Divulgação/Clube dos Atletas

“É um conjunto de ações em comemoração ao aniversário da cidade. A partir da liberação do acesso do túnel para os carros, os pedestres e ciclistas não poderão circular dentro da passagem subterrânea. A ideia é trazer a população para participar desse momento tão esperado por todos”, conta o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade.

No sábado (3), a partir das 9h, acontece o passeio ciclístico que contará com a participação de 500 atletas. O percurso de 5 km se inicia na entrada do Túnel, passa pelo Taguatinga Shopping e retorna para o complexo viário. Os participantes receberão uma camiseta, um kit hidratação e lanche. Ao final do passeio, todos receberão medalhas de participação.

Foto: Divulgação/Clube dos Atletas

Já no domingo (4), as comemorações iniciam às 7h, com as corridas de rua, uma de 5 km, com 772 atletas, e outra de 10 km, que contará com 728 corredores. No total, os 1.500 atletas partem também da entrada do Túnel. Os que farão o menor percurso seguirão até as proximidades do Taguaparque. Os corredores do maior percurso vão seguir em direção ao Pistão Norte, até o Centro de Treinamento da Polícia Militar, e retornam para o local de origem. Todos eles receberão o mesmo kit disponibilizado aos ciclistas.

Os três primeiros colocados na corrida de rua, na modalidade de 5 km e 10 km no masculino e feminino, receberão troféu. O mesmo será feito na categoria de pessoas com deficiência. Todos os corredores que completarem o percurso ganharão medalha.

Organização e arrecadação de alimentos

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As comemorações contam com o apoio institucional da Administração Regional de Taguatinga e da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e serão organizadas pelo Clube dos Atletas do DF. A SEL destinou para o evento R$ 200 mil. “Sem dúvida, a entrega da obra do Túnel Rei Pelé é uma das maiores conquistas do governo Ibaneis. A realização do passeio ciclístico e da corrida chega para marcar um novo momento da Região Administrativa de Taguatinga. Vamos celebrar essa conquista com muito esporte, saúde e lazer”, diz o secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro.

Os inscritos gratuitamente nos eventos doarão 2 kg, no caso do passeio ciclístico, e 4 kg, para quem vai participar da corrida. No total, espera-se arrecadar oito toneladas de alimentos que serão doados para instituições que auxiliam pessoas em vulnerabilidade social.

“O Túnel já era algo esperado pela população de Taguatinga, então a população irá conhecer o espaço de forma esportiva, pedalando ou correndo. É participar desse momento grandioso e praticar uma atividade esportiva”, afirma o coordenador do evento, Sílvio Pires.

Para o presidente do Clube dos Atletas, Ruiter Roberto Silva, a sensação para os ciclistas e pedestres será outra. “Eles poderão aproveitar a obra mais de perto. São dois dias de festa, que eles poderão percorrer um caminho tão esperado. Além disso, será o fim de tantos percalços no trânsito da cidade”, completa Ruiter.