02/06/2023 às 20:12, atualizado em 02/06/2023 às 21:05

Ação do GDF contempla mulheres em restrição de liberdade

Secretaria de Justiça e Cidadania encerrou o mês de maio com atividades direcionadas à Penitenciária Feminina

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Para fechar o mês de maio, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) promoveu uma ação conjunta na Penitenciária Feminina do DF. “Que as mulheres privadas de liberdade tenham os seus direitos não apenas garantidos, mas implementados e fortalecidos”, afirmou a titular da Sedes, Marcela Passamani.

Público atendido teve acesso a diversos serviços de saúde e de estética | Foto: Divulgação/Sejus

Ao todo, 133 mulheres da ala de trabalhadoras e estudantes tiveram atendimento com serviços de saúde, beleza e bem-estar.  A iniciativa visa à promoção da cidadania para essas pessoas em restrição de liberdade.

O evento foi executado em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) e o Conselho Distrital de Promoção e Defesa de Direitos Humanos (CDPDDH). Pela Sejus, participaram equipes da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial (Subdhir), da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) e de voluntários vinculados ao programa Voluntariado em Ação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Cidadania

“Tornam-se imprescindíveis ações como a desenvolvida na Penitenciária Feminina do DF, com vistas a valorizar e visibilizar as mulheres desse segmento”, reforçou a subsecretária de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial, Sueli Vieira.

Por meio da Subdhir, a Sedes planeja, elabora e executa políticas públicas de promoção e defesa dos direitos humanos e de igualdade racial no DF.

Já o Conselho Distrital de Promoção e Defesa de Direitos Humanos encaminha às autoridades competentes denúncias sobre violações a direitos individuais e coletivos assegurados na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Distrito Federal.

*Com informações da Sejus