02/06/2023 às 19:47, atualizado em 02/06/2023 às 20:10

Governo amplia cobertura de vacinação em órgãos públicos do DF

Ação oferece aos servidores vacinas contra covid-19, gripe e outras doenças. Em maio, foram aplicadas cerca de 80 mil doses

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

[Olho texto=”“A parceria visa fortalecer a cobertura da imunização às pessoas que não têm tempo no horário de expediente para se deslocar até as unidades de saúde”” assinatura=”Flávia Lemes, responsável técnica pela área de vacinação da SES” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Secretaria de Saúde (SES) ampliou a vacinação em órgãos públicos. Em junho, servidores do Distrito Federal terão a oportunidade de se imunizar no próprio ambiente de trabalho contra a covid-19, a gripe e outras doenças, a exemplo da antitetânica e difteria, tríplice viral, febre amarela.

Nessa quinta-feira (1º), foi a vez do Senado Federal e dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ao todo, foram aplicadas 3.089 doses nos três órgãos. “A parceria visa fortalecer a cobertura da imunização às pessoas que não têm tempo no horário de expediente para se deslocar até as unidades de saúde”, explica a responsável técnica pela área de vacinação da SES, Flávia Lemes. “Como o evento é um circuito de saúde, trouxemos também as vacinas de rotina do calendário do Programa Nacional de Imunização”, complementa.

Nesta sexta (2), servidores e colaboradores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação foram vacinados | Fotos: Tony Winston/Agência Saúde

O servidor do MEC Érico Meirala aproveitou a ação para atualizar o cartão de vacina. “A campanha de imunizar o pessoal nos órgãos é maravilhosa, porque se deslocar até o posto de saúde é complicado quando falta horário. Então, é muito bom quando a gente recebe a visita desses profissionais. Hoje tomei quatro vacinas: antitetânica, tríplice viral, bivalente e influenza”, conta.

O mês de junho prevê ainda mais vacinação. Nos dias 6 e 7, membros do Tribunal de Contas da União (TCU), da Polícia Federal e do Palácio do Buriti poderão se imunizar no horário do expediente. Em 12 de junho, é a vez dos servidores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Já nos dias 13 e 14 de junho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebe os imunizantes.

As parcerias dão continuidade ao trabalho da SES já realizado em outros órgãos, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e da Saúde (MS), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), a própria SES, entre outros. Só no MTE, foram quatro mil doses aplicadas.

Hoje também foram imunizados servidores do Senado Federal

População protegida

[Olho texto=”“Temos um compromisso de proteger a população do DF. Por meio dessas ações fora das salas de vacinação, levamos o imunizante para onde as pessoas estão. As parcerias com os órgãos ampliam ainda mais essa proteção e seguiremos com essa força-tarefa junto ao governo e à sociedade”” assinatura=”Lucilene Florêncio, secretária de Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]

A força-tarefa da SES também está focada na população em geral. No último sábado (27), o Dia D de Vacinação aplicou 55 mil doses contra a covid-19, a gripe e outras doenças, como HPV, meningite, pólio, febre amarela, hepatite, entre outras. O objetivo da ação foi facilitar o acesso e estimular a imunização em todas as faixas etárias.

Foram mais de 80 locais disponíveis em todo o DF. Profissionais de saúde estiveram espalhados por shoppings, estações de metrô, universidades, administrações regionais e unidades básicas de saúde (UBSs).

O Dia D foi fruto de uma colaboração entre a SES e a Associação de Empresários de Vicente Pires, além do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), Centro Universitário de Brasília (Ceub), Universidade Católica de Brasília (UCB) e o Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb).

As iniciativas itinerantes colocadas em prática durante todo o mês de maio, incluindo o Dia D, possibilitaram a aplicação de cerca de 80 mil doses em órgãos públicos, unidades de saúde, shoppings, supermercados, zonas rurais, residências, escolas, eventos e veículos de comunicação.

“Temos um compromisso de proteger a população do DF. Por meio dessas ações fora das salas de vacinação, levamos o imunizante para onde as pessoas estão. As parcerias com os órgãos ampliam ainda mais essa proteção e seguiremos com essa força-tarefa junto ao governo e à sociedade”, destaca a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Vacinação no trabalho

Os órgãos públicos interessados em levar a vacinação aos seus servidores devem entrar em contato com a SES por meio de ofício e solicitar a parceria, a fim de combinar a logística e a execução da ação. “Os postos oferecem as vacinas, mas as pessoas às vezes não se deslocam até o local e a gente tem percebido que, quando realizamos esse trabalho conjunto com vários órgãos, o alcance e a adesão são enormes”, afirma Flávia Lemes.

Serviço
Vacinação em órgãos públicos
Confira as próximas datas:
? 6 e 7 de junho – TCU
? 6 e 7 de junho – Polícia Federal
? 6 e 7 de junho – Palácio do Buriti
? 7 de junho – Academia de Polícia Federal
? 12 de junho – EBC
? 13 e 14 de junho – STJ

Governo amplia cobertura de vacinação em órgãos públicos do DF

*Com informações da Secretaria de Saúde