03/06/2023 às 12:13, atualizado em 03/06/2023 às 12:21

Túnel Rei Pelé recebe 500 pessoas em passeio ciclístico

Evento esportivo abre a programação de inauguração da principal obra viária de Taguatinga, que será lançada nesta segunda-feira (5)

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Às vésperas de o trânsito no Túnel Rei Pelé ser liberado para carros e motos, 500 ciclistas cruzaram uma das passagens subterrâneas da obra viária na manhã deste sábado (3) durante o Passeio Ciclístico 2023. O evento abre a programação comemorativa de inauguração do túnel, que conta com corrida e desfile de carros antigos neste domingo (4). Já a liberação do complexo está marcada para segunda-feira (5) às 10h.

Os participantes fizeram um trajeto de 4 km, com largada e encerramento no túnel, no sentido Ceilândia – Plano Piloto, passando pela EPTG | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A escolha pela passagem das bicicletas no primeiro evento aberto ao público da obra foi motivada pela data, 3 de junho, quando se comemora o Dia Mundial da Bicicleta. Os participantes fizeram um trajeto de 4 km, com largada e encerramento no túnel, no sentido Ceilândia – Plano Piloto, passando pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

“É a largada para a inauguração do túnel com ciclismo por ser o Dia Mundial da Bike. Nada melhor que o lançamento começar com esporte, para mostrar que essa obra vai trazer mobilidade”, decretou o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade.

Administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade: “É a largada para a inauguração do túnel com ciclismo por ser o Dia Mundial da Bike. Nada melhor que o lançamento começar com esporte, para mostrar que essa obra vai trazer mobilidade”

Para a realização dos eventos esportivos, estão sendo investidos R$ 200 mil, recurso proveniente de emenda parlamentar do deputado distrital Daniel Donizet e que foi encaminhado e executado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

“Foi um fomento que nós trabalhamos em tempo recorde para que esse evento acontecesse. Foi muito importante. É um valor considerável investido para que esse final de semana fosse do esporte”, afirmou o secretário executivo de Políticas de Esporte da SEL, Renato Junqueira.

Obra esperada

O coordenador do evento, Sílvio Pires, contou que a escolha do trajeto ser realizado dentro do Túnel Rei Pelé se deu por ser uma obra bastante aguardada pela população.

Coordenador do evento, Sílvio Pires disse que “nós juntamos o útil ao agradável. Pegamos essa obra magnífica e estamos permitindo às pessoas conhecerem a infraestrutura e praticarem atividade física”

“A cidade de Taguatinga tem um chamado muito forte para o esporte e também uma localização bastante atrativa para as demais regiões administrativa. Nós juntamos o útil ao agradável. Pegamos essa obra magnífica e estamos permitindo às pessoas conhecerem a infraestrutura e praticarem atividade física”, explicou.

A aposentada Luciene Chaves Barros, 58 anos, se inscreveu no passeio e na corrida de rua do Túnel Rei Pelé para poder conhecer a obra de perto: “Hoje é bicicleta, amanhã correndo e segunda-feira de carro. Acredito que vá melhorar o trânsito”

Foi o que fez a aposentada Luciene Chaves Barros, 58 anos. A ciclista se inscreveu no passeio e na corrida de rua do Túnel Rei Pelé para poder conhecer a obra de perto. “Foi muito bom. Só tenho a agradecer a Deus por participar desse dia, de mais uma inauguração em Brasília”, comentou. Moradora de Ceilândia Sul, ela espera usar a construção no dia a dia: “Hoje é bicicleta, amanhã correndo e segunda-feira de carro. Acredito que vá melhorar o trânsito”.

O porteiro Rubens Nascimento Silva, 46, levou a esposa e os filhos para o evento

O porteiro Rubens Nascimento Silva, 46, resolveu aproveitar o evento para um dia em família. Ao lado da esposa e dos filhos, ele participou do passeio e gostou da estrutura da obra. “Está muito bom, um trabalho excelente. Estão todos de parabéns”, disse. O pequeno Miguel se encantou. “Gostei”, disse ele, que nunca havia passado por um túnel na vida.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Programação

Neste domingo (4), as comemorações têm início às 7h com as corridas de rua, uma de 5 km, com 772 atletas, e outra de 10 km, que contará com 728 corredores, totalizando 1.500 inscritos. A partir das 10h, ocorre o desfile de carros antigos.

A inauguração será na segunda-feira, quando o governador Ibaneis Rocha fará a abertura da passagem de veículos. O Túnel Rei Pelé vai beneficiar mais de 135 mil motoristas que passam pelo centro de Taguatinga diariamente. Foram investidos R$ 275 milhões na obra.

Túnel Rei Pelé recebe 500 pessoas em passeio ciclístico