04/06/2023 às 10:48, atualizado em 04/06/2023 às 11:00

Mais de 1,5 mil pessoas cruzam o Túnel Rei Pelé em corrida de rua

Atletas fazem parte do grupo que teve o privilégio de atravessar a obra viária antes mesmo da inauguração, que será nesta segunda-feira (5)

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Parte dos moradores do Distrito Federal estão podendo apreciar de perto a estrutura física do Túnel Rei Pelé. São ciclistas e corredores que participam dos eventos prévios à inauguração, que será nesta segunda-feira (5). Só neste domingo (4), foram mais de 1,5 mil pessoas transitando pelas três faixas de rolamento da passagem subterrânea no sentido Ceilândia – Plano Piloto para cumprir os trajetos de 5km e 10km da corrida de rua. No fim de semana todo, o número superou mais de 2 mil pessoas no local.

Os atletas largaram às 7h13 de dentro do túnel para a prova que reuniu atletas e corredores casuais | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A servidora aposentada Luiza Maria de Souza Araújo, 57 anos, está entre os privilegiados que puderam conhecer o túnel antes mesmo do lançamento oficial. No sábado, ela esteve no passeio ciclístico e, neste domingo, voltou para correr os 10 km.

A aposentada Luiza Maria de Souza Araújo, 57 anos, esteve no passeio ciclístico no sábado e, neste domingo, voltou ao túnel para correr os 10 km

“Era uma meta participar dessa inauguração do túnel porque, como ex-moradora de Taguatinga, a gente sofria muito com o centro engarrafado, com esse deslocamento. Esse momento, para mim, é imperdível”, comentou. “Eu já inaugurei o túnel. É maravilhoso. Tem uma subida deliciosa. A festa está linda”, emendou.

A aposentada Suzi Cruz, 62, não conseguiu se inscrever na corrida, mas fez questão de correr na “pipoca”

A aposentada Suzi Cruz, 62, tentou se inscrever na corrida, mas acabou não conseguindo devido à grande procura. Mesmo assim, ela fez questão de correr na “pipoca”, como é chamado o grupo de atletas sem inscrição. “Eu moro aqui na QNL 15 há 42 anos e como nós sofremos com engarrafamento e a espera por esse túnel! Que ele possa nos proporcionar muitas alegrias, porque vai ser um deslanche para o trânsito”, avaliou.

Secretária executiva da Secretaria de Obras, Janaína de Oliveira Chagas: “Realmente, as pessoas que conhecem o túnel pela primeira vez se encantam, porque é uma obra de engenharia maravilhosa”

Para a secretária executiva da Secretaria de Obras, Janaína de Oliveira Chagas, a celebração prévia de inauguração é de uma importância enorme. “Essa é uma obra esperada há mais de 20 anos. Então a gente está muito feliz com essa entrega para o povo de Taguatinga, das redondezas e do Distrito Federal. Tem um gostinho superespecial comemorar com festa, com o povo todo na rua”, comentou.

Ela também contou que a obra está sendo muito elogiada pelos moradores. “Realmente, as pessoas que conhecem o túnel pela primeira vez se encantam, porque é uma obra de engenharia maravilhosa”, afirmou. “Aqui no túnel a gente tem o máximo de tecnologia em termos de automação, integração de sistemas e de segurança. É um marco para a história da cidade e do Distrito Federal, porque depois da obra do metrô, esse é o primeiro túnel rodoviário de Taguatinga”, acrescentou Janaína.

Corrida pelo túnel

A largada da corrida de rua teve início às 7h13 dentro do túnel, na altura da Feira dos Importados. Da passagem subterrânea, os atletas seguiram no sentido Estrada Parque Taguatinga (EPTG) em direção ao Taguaparque e ao Pistão Norte. O maior percurso continuou em direção ao Centro de Treinamento da Polícia Militar. Após completar o caminho previsto, todos retornaram para o local de origem.

Mais de 1,5 mil pessoas participaram da corrida que faz parte da programação de inauguração do Túnel Rei Pelé

O primeiro colocado voltou ao túnel cerca de 16 minutos após a largada. Os três primeiros colocados na corrida de rua, na modalidade de 5 km e 10 km no masculino, feminino e pessoa com deficiência, receberam o troféu. Os demais atletas foram contemplados com a medalha de participação.

O administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, comemorou a grande participação do público brasiliense nas festividades do Túnel Rei Pelé. “[A programação] É um sucesso total. Mostra a grandiosidade desse túnel e as pessoas estão gostando de conhecer. Todo mundo está elogiando”, destacou Andrade.

O administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, afirmou que a programação esportiva “é para mostrar que o nosso governo não pensa apenas em obras. Pensa nas pessoas e na saúde delas”

Segundo o administrador, a escolha pelos eventos esportivos para a festividade de abertura demonstra o cuidado com a população em todos os aspectos. “É para mostrar que o nosso governo não pensa apenas em obras. Pensa nas pessoas e na saúde delas”, completou.

“Hoje a população aqui de Taguatinga e de todas as regiões adjacentes marcou presença. É motivo de muita alegria para a gente estar abrindo o túnel ao público com corrida e ciclismo. Ver as pessoas aqui participando nos deixa muito felizes e emocionados, nos impulsiona a fazer cada vez mais eventos como esse”, declarou o secretário executivo de Políticas do Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Renato Junqueira.

O secretário executivo de Políticas do Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Renato Junqueira, disse que “ver as pessoas aqui participando nos deixa muito felizes e emocionados, nos impulsiona a fazer cada vez mais eventos como esse”

Durante os dois dias de eventos esportivos e de lazer, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 200 mil. O recurso foi executado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) após encaminhamento de emenda parlamentar do deputado distrital Daniel Donizet.

Festa estendida

Ainda neste domingo, o Túnel Rei Pelé será tomado por carros antigos. Os veículos farão um desfile pela obra viária, se tornando a primeira leva de automóveis a transitar após tudo estar completo, apenas aguardando a inauguração marcada para segunda-feira (5), às 10h, quando o governador Ibaneis Rocha fará o descerramento de faixa e liberará o trânsito para carros e motos na via.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No sábado (3), cerca de 500 ciclistas passaram pelo túnel no passeio ciclístico. Os participantes fizeram um percurso de 4 km, com largada e encerramento pela obra viária. O evento foi considerado o pontapé das comemorações de lançamento do Túnel Rei Pelé.

A expectativa é de que o túnel beneficie 135 mil motoristas que trafegam pelo centro de Taguatinga diariamente. Foram investidos R$ 275 milhões na construção da obra viária, que integra o projeto Corredor Eixo Oeste, que vai ligar de transporte público a região do Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto.

Mais de 1,5 mil pessoas cruzam o Túnel Rei Pelé em corrida de rua