05/06/2023 às 20:48

Congresso discute arborização e agronomia urbana em Brasília

Novacap participa do 1° Congresso de Meio Ambiente, iniciado no Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Com a intenção de discutir temas como arborização, agronomia urbana, gestão de resíduos e ética no reúso de água, a capital federal sedia, de 5 a 9 de junho, o 1º Congresso Brasília Meio Ambiente. O evento, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), teve como destaque uma palestra sobre a arborização urbana de Brasília, com a participação de Luiza Monteiro, Tiago Alencar e Leonardo Rangel, representantes do Departamento de Parques e Jardins da Novacap.

Congresso visa formular pautas e ações que aprimorem o manejo e cultivo das árvores do DF | Foto: Marcos Paixão/Novacap

O gestor ambiental Paulo Gregório, idealizador do evento, destacou o desafio de manejar e preservar as 5,5 mil árvores plantadas na capital, muitas das quais enfrentam problemas como envelhecimento. “A ideia começou a nascer ao notar que, apesar de Brasília possuir muitas árvores plantadas, elas precisam de um cuidado especial”, explica Gregório.

O congresso visa estabelecer um diálogo entre entidades, órgãos governamentais e a sociedade para formular pautas e ações que aprimorem o manejo e cultivo das árvores do Distrito Federal. Uma das propostas é o projeto Ipês, que prevê a distribuição de até 20 mil minimudas para as escolas, incentivando projetos pedagógicos de plantio em mais de 80 áreas do DF.

Durante a primeira manhã do evento, importantes nomes do setor discutiram a arborização de Brasília. Entre eles, Sérgio Chaves, presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), que apresentou um panorama dos últimos 30 anos de história da organização. Além disso, a subsecretária Helena Moreira Alves abordou a urbanização de espaços públicos através do programa Adote uma Praça.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Estou muito satisfeita em participar deste congresso. Acredito que o diálogo aqui estabelecido será muito produtivo. Estamos cientes dos desafios que enfrentamos na arborização e estamos abertos ao diálogo e à colaboração para resolvê-los juntos”, afirmou a engenheira florestal Luiza Monteiro, do Departamento de Parque e Jardins da Novacap.

Durante a abertura, 200 mudas foram entregues ao Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11 de Ceilândia. Os alunos serão responsáveis pelo cultivo das mudas até o período de chuvas, quando o plantio será realizado em uma área de conservação ambiental próxima à escola.

A presidente do Crea-DF, Maria de Fátima Ribeiro Có, destacou a importância do congresso: “Nossa função aqui, no Crea-DF, vai além da simples fiscalização, somos participantes ativos e integrantes da sociedade. Queremos discutir a sustentabilidade, o arborismo, tópicos que requerem uma abordagem técnica por profissionais capacitados, como engenheiros florestais e agrônomos.”

*Com informações da Novacap