05/06/2023 às 16:48

Erosão em área próxima às margens do Córrego Arniqueira é contida

Para garantir a segurança de moradores, a Novacap terá que desviar o leito fluvial e reaterrar as margens, evitando o avanço da água próximo às residências

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Após avaliação da Defesa Civil, que classificou a região próxima ao Setor Habitacional Arniqueira como área de risco (R4 – muito alto), a Novacap foi acionada em caráter emergencial para barrar o avanço da erosão do Córrego Arniqueira, que se aproxima das residências colocando os moradores em alerta.

Serão utilizados mais de 15 mil m³ de aterro para estabilizar a área | Foto: Kiko Paz/Ascom Arniqueira

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para conter a degradação do solo, a chefe da Divisão de Obras Diretas de Pavimentação Asfáltica da Novacap, Juliane Fortes, explica o procedimento: “Será necessário mudar o fluxo do leito fluvial, que hoje está a apenas 10 metros das residências, para 64 metros de distância, e reaterrar o leito antigo. Nossa equipe estima gastar mais de 15 mil m³ de aterro inerte, sem risco de contaminação do córrego, para estabilizar a área. Nossa missão é garantir que a erosão não chegue perto dos condomínios”.

A administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino, reforça: “A Novacap foi acionada, tramitou o processo, e agora, para alívio dos moradores, um paliativo é executado no local, até a execução da contratação da obra definitiva”.

*Com informações da Novacap