05/06/2023 às 16:19

Evento sobre prevenção de incêndios comemora Dia do Meio Ambiente

O Instituto Brasília Ambiental promoverá até o dia 25 deste mês atividades em alusão à data

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

“É muito fácil a gente ter o discurso, mas como podemos fazer para conscientizar e colocá-lo em prática?”. Foi com essa pergunta que o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, abriu o seminário A Educação Ambiental como Ferramenta de Prevenção a Incêndios no Cerrado. O evento foi realizado nesta segunda-feira (5), por meio da Unidade de Educação Ambiental (Educ), em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado no último dia 3, e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na data de hoje. Na ocasião, também foi lançada a quarta edição do Almanaque do Fogo.

O seminário mostrou a importância de projetos educativos para a prevenção dos incêndios florestais, tão comuns no DF no período da seca. Segundo a coordenadora técnica do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Distrito Federal (PPCIF), Carolina Schubart, a parceria com a educação ambiental nas ações do plano trouxe novos olhares para o trabalho. “Quando iniciamos, só se falava em combate aos incêndios florestais. Com a ajuda dos educadores ambientais, começamos a falar de prevenção. Mudamos o nosso olhar e isso mudou nossas ações. A prevenção tem sim que ser o carro-chefe das ações, e não o combate. E hoje 80% das nossas ações são com a educação ambiental”, destacou Schubart.

Ocorreram diversas atividades, como uma apresentação de flauta do professor da Secretaria de Educação Guilherme Guedes, e contação de lenda sobre a origem do fogo, com a educadora ambiental do Instituto Brasília Ambiental Aline Barreto. A professora da Universidade de Brasília (UnB) Isabel Belloni Schmidt ministrou a palestra Conhecer o Cerrado para conviver com o fogo e reduzir incêndios. Também foi realizada mesa redonda com o tema Usos sociais do fogo, composta pela indigenista da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) Isolde Luiza Lande e pelo diretor de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Brasília Ambiental, Pedro Paulo Cardoso, com a mediação do chefe da Educ, Marcus Paredes.

O presidente do Instituto Brasília Ambiental (com o microfone) foi um dos participantes do seminário ‘A Educação Ambiental como Ferramenta de Prevenção a Incêndios no Cerrado’, nesta segunda (5) | Fotos: Divulgação/Brasília Ambiental

Também participaram do evento o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Gutemberg Gomes, e o aspirante-almirante Anderson Anjos, do Agrupamento de Proteção Ambiental, representando o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Educação ambiental

Na ocasião, foi lançado a quarta edição do Almanaque do Fogo – Prevenção e Combate ao Incêndio Florestal. Desenvolvido pela Educ, a publicação tem o objetivo de informar a população sobre a importância e os perigos do fogo, além de dar suporte às ações educacionais desenvolvidas pelo Brasília Ambiental.

A quarta edição do ‘Almanaque do Fogo’ foi lançada durante seminário nesta segunda (5)

Nesta edição, a publicação mostra fatos interessantes sobre o fogo: quem são as mulheres que combatem incêndios no Cerrado; uma lenda indígena sobre a origem do fogo; matérias e entrevistas sobre prevenção; e até um pouco da ciência e das orientações sobre seu manejo. O almanaque traz ainda receitas com frutos do Cerrado, além de desenhos e jogos para toda a família.

A publicação terá a tiragem de cinco mil exemplares, além de ser disponibilizada em formato digital no site do Brasília Ambiental. O Almanaque do Fogo integra as ações do PPCIF, coordenado pela Sema.

Comemorações

O seminário e o lançamento do Almanaque do Fogo integram as atividades realizadas pelo Instituto Brasília Ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5). As atividades iniciaram no dia 2 e vão até o dia 25 deste mês. Confira a programação completa aqui e participe!

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental