05/06/2023 às 18:37

Parque Ecológico Veredinha ganha plantio de 100 mudas

Atividade integra programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5)

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A área de nascentes do Córrego Veredinha, no Parque Ecológico Veredinha, em Brazlândia, ganhou, nesta segunda-feira (5), plantio de 100 mudas de espécies típicas do Cerrado. A ação, idealizada pelo Instituto Ecos do Cerrado, integra a programação de atividades referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente do Instituto Brasília Ambiental, administrador da Unidade de Conservação.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Ecológico Veredinha ganhou o plantio de 100 mudas de espécies típicas do Cerrado | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O agente de Unidade de Conservação Marcos João da Cunha, que atua no parque, destaca que o plantio foi realizado com a intenção de recuperar a vegetação no entorno da nascente. “Essa área foi utilizada por muito tempo pela população pra captar água, lavar roupas, entre outras atividades. E isso degradou bastante todo o entorno”, explica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Foram plantadas mudas de buriti, copaíba, landim, coco guariroba, barriguda, jenipapo, entre outras espécies de área úmida. Além da participação dos servidores do Brasília Ambiental e de membros do Instituto Ecos, a iniciativa contou com representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), da Funatura e do grupo de voluntários do parque ecológico.

A Unidade de Conservação Parque Ecológico Veredinha conta com muitas nascentes de águas límpidas que brotam no seu interior. Possui vegetação variada, entre matas de galeria, cerrado típico, veredas úmidas e uma área de antiga pastagem, que podem ser exploradas por meio de trilhas estreitas. Próximos à UC estão o Santuário Arquidiocesano Menino Jesus e a Lagoa de Brazlândia, grandes atrativos turísticos do Distrito Federal. A unidade conta também com uma sala no pavimento superior da sua sede administrativa, estruturada para atividades de educação ambiental.

*Com informações do Brasília Ambiental