05/06/2023 às 13:43

Rede de esgoto teve mais de 21 mil serviços de desobstrução este ano

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Caesb sugere cuidados para evitar a contaminação de rios, lagos e córregos

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Nesta 50ª edição do Dia Mundial do Meio Ambiente, o tema é o combate à poluição plástica. Trata-se de uma preocupação global para sensibilizar a todos sobre o futuro do planeta em que vivemos e que vamos deixar para as novas gerações. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 11 milhões de toneladas cúbicas de resíduos plásticos já existentes nos oceanos vão triplicar nos próximos 20 anos.

Apenas nos primeiros cinco meses deste ano, a Caesb realizou 21.411 serviços de desobstrução de tubulações de coleta de esgoto em todas as regiões do Distrito Federal. O despejo irregular de lixo como sacos plásticos, embalagens não biodegradáveis, canudos, garrafas pet, preservativos, fraldas e absorventes plásticos nas tubulações de esgoto polui os corpos hídricos. Se jogados nas redes de esgoto, esses materiais provocam obstruções nas tubulações, causando o vazamento dos resíduos em vias públicas, em áreas verdes ou mesmo dentro de imóveis.

O despejo irregular de lixo, como sacos plásticos e garrafas pet, polui os corpos hídricos; se jogados nas redes de esgoto, esses materiais provocam obstruções nas tubulações, causando o vazamento dos resíduos | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

E o que o morador da capital federal pode fazer para ajudar a mudar esses números? Atendendo a 92,31% da população com a coleta de esgoto realizada por uma malha de 7.646 km de tubulações que transportam os resíduos até às estações de tratamento de esgoto, a Caesb sugere ações para preservar rios, lagos e córregos da contaminação por plásticos. O conceito dos 7R promove a sustentabilidade do meio ambiente por meio de sete verbos: Respeite, Reúse, Recicle, Reduza, Repense, Recuse e Recupere.

[Olho texto=”“Mudanças pequenas de atitude são fundamentais. A mensagem que a gente deixa para todos, no Dia Mundial do Meio Ambiente, é a reflexão sobre o que cada um de nós está fazendo para um meio ambiente cada vez mais equilibrado, com condições de receber as gerações futuras de uma maneira melhor do que a nossa”” assinatura=”Vladimir Puntel, superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Caesb” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Outra sugestão é o reúso de sacolas plásticas não biodegradáveis para armazenar o lixo doméstico que será coletado pelo serviço de limpeza da capital. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), menos de 10% dos plásticos produzidos no mundo são reciclados. Portanto, separe os recipientes e embalagens plásticas que possam passar por reciclagem e coloque-os na lixeira correta destinada à coleta seletiva, para evitar que sejam despejados fora dos locais adequados.

O superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Caesb, Vladimir Puntel, destacou a necessidade de que todos se conscientizem para se comprometer com atitudes individuais no uso não só de recursos hídricos, mas dos recursos naturais.

“A Caesb, uma empresa de saneamento, tem feito o seu trabalho dentro das outorgas necessárias e do licenciamento ambiental exigido. Agora, o que cada cidadão tem feito dentro da sua casa, do seu ambiente, do seu bairro? Muitas vezes um papel do bolso que é jogado na rua vai parar em um curso d’água. Aquele papel de bala pode chegar a uma tartaruguinha, que pode engolir e morrer. Mudanças pequenas de atitude são fundamentais. A mensagem que a gente deixa para todos, no Dia Mundial do Meio Ambiente, é a reflexão sobre o que cada um de nós está fazendo para um meio ambiente cada vez mais equilibrado, com condições de receber as gerações futuras de uma maneira melhor do que a nossa”, afirma.

Veja abaixo algumas dicas de como contribuir com o meio ambiente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

? Reduza a compra de água em garrafas plásticas. Dê preferência a consumir a água coletada e tratada pela Caesb. A companhia faz o monitoramento da qualidade da água distribuída por 9.735 km de tubulações em testes realizados diariamente no laboratório central, acreditado em 2022 pelo Inmetro. No ano passado, a Caesb realizou 68.793 ensaios de água tratada. Foram coletadas, em média, 714 amostras por mês em 770 pontos dos sistemas de distribuição, totalizando cerca de 5.700 análises por mês.

? Repense seus hábitos de consumo. Prefira embalagens de vidro, papelão ou de plástico que possam ser utilizadas mais de uma vez. Seja criativo e diminua os gastos desnecessários com aquisições de itens que serão pouco utilizados.

? Ao fazer compras, recuse os saquinhos plásticos não biodegradáveis. Leve sua própria sacola de pano ou plástico reutilizável para reduzir a circulação de sacolas. Alguns mercados oferecem caixas de papelão para o transporte dos produtos.

*Com informações da Caesb