06/06/2023 às 20:42

Festival Taguá de Cinema começa nesta quarta-feira (7). Participe!

‌Evento ocorre até o próximo sábado (10) e oferece programação cultural gratuita para a população, com curtas-metragens, oficinas e apresentações musicais

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Filmes de diversos estados do país, apresentações culturais, oficinas e debates marcam o 17º Festival Taguá de Cinema, que ocorre de quarta-feira (7) a sábado (20), no Teatro Paulo Autran, no Sesc Taguatinga. Em mais um ano de realização, o tradicional evento cultural conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

“É especialmente importante incentivar a realização de festivais de grande porte, que atuam numa economia criativa de larga escala, movimentando a cidade não só no meio artístico, mas em toda uma questão de logística, hospedagem e alimentação”, afirma a coordenadora geral do festival, Janaína André.

A mostra competitiva terá 24 curtas-metragens, com exibição nos quatro dias de evento, sempre às 20h. Os filmes participantes concorrerão a quatro prêmios em dinheiro: três no valor de R$ 2.500, para aqueles escolhidos pelo júri oficial do festival, e um de R$ 1.000 para o filme selecionado pelo júri popular.

A mostra competitiva terá 24 curtas-metragens, com exibição sempre às 20h | Foto: Divulgação

Para a criançada, haverá uma mostra de curtas infantis, apresentações de teatro e mímica de Miquéias Paz, além de atividades no Parque DiverSom. O Festival Taguá de Cinema também oferece uma mostra pensada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): a Mostra Azul, que ocorre no dia 8 (quinta-feira), às 15h. A sessão de cinema única terá luz e som adaptados para o público e monitores qualificados para oferecer suporte aos presentes.

E, entre uma sessão e outra, muita música vai animar o festival. A programação conta com shows das Sambadeiras de Roda, Mato Seco, Gaivota Naves, Margaridas e Os Cachorros das Cachorras, além de discotecagem com DJ Savana, DJ e VJ Gerson Deveras e DJ Karla Testa. O projeto DF-instrumental-FEST também marcará presença no sábado, com shows de Iara Gomes, Aiure, Duo Alvenaria, Esdras Nogueira e Passo Largo.

?Haverá ainda oficinas sobre temas diversos, como produção de podcast, cinema indígena, expressão por meio do bordado livre, cultura acessível e produção coletiva de audiovisual. As aulas são destinadas a cineastas e entusiastas que gostam de aprender. A participação é mediante inscrições, que podem ser feitas pelo site do evento.

Serviço
17º Festival Taguá de Cinema
Quando: De quarta-feira (7) a domingo (10)
Local: Teatro Paulo Autran – Sesc Taguatinga
Ingressos neste link
Confira a programação completa.

?