06/06/2023 às 11:30, atualizado em 06/06/2023 às 13:12

Maio tem menor número de homicídios em 24 anos 

Balanço da Segurança Pública revela que o número de vítimas desse crime é o menor para o mês desde 2000

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O trabalho integrado, o uso de tecnologia e da inteligência policial, bem como o constante aperfeiçoamento dos processos de gestão e de aproximação com a comunidade, vêm mantendo os principais crimes em queda no Distrito Federal. A avaliação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Dados levantados pela pasta apontam que a redução dos crimes violentos letais intencionais (CVLIs) e dos homicídios no mês de maio e no acumulado dos primeiros cinco meses deste ano vem se mantendo no comparativo com 2022, ano em que o DF atingiu o menor índice de homicídios dos últimos 46 anos.

Forças de segurança têm atuado de forma integrada, o que contribui para a redução da criminalidade | Foto: Divulgação/SSP

O número de vítimas de CVLIs –  homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte – também foi o menor em 24 anos, com 15 registros. Isso representa queda de 46,4% no comparativo com maio do ano passado.

Em relação ao crime específico de homicídio, em maio, foram registrados 14 casos, a menor marca desde 2000, quando foram contabilizadas 37 vítimas. Ao comparar somente com maio do ano passado, a redução foi de 46,1% – de 26 vítimas, em 2022, para o número registrado neste ano.

“Temos buscado, em nossa gestão, integralizar nosso trabalho não só com as forças de segurança, mas com outros órgãos de governo e da sociedade civil, como os Consegs [conselhos comunitários de segurança]”, explica o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Isso nos permitirá aproximar cada vez mais nosso trabalho da realidade da população de cada região administrativa, a fim de compreender quais crimes e desordens estão impactando atualmente a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos.”

Crimes contra o patrimônio

Todos os crimes contra o patrimônio (CCPs), ainda segundo os levantamentos da SSP, estão em queda no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano. Roubos a transeunte tiveram redução de 17,6% no período em comparação ao ano passado, enquanto roubos a transporte diminuíram 36,3% (de 377 para 240) no mesmo recorte. 

Os roubos a veículo, a comércio e a residências marcaram, respectivamente, -13,3% (de 682 para 592), -14% (de 315 para 271) e -27,3% (de 121 para 88) de queda no referido recorte. No caso dos furtos a veículos, a redução, no acumulado, foi de 15,3%.

Somente no mês de maio, cinco dos seis CCPs marcaram queda:  roubos a transeunte (- 25,4%), de veículo (- 13,2%), em comércio (- 29,7%), em residência (- 45,4%) e furtos em veículo (- 32,2%). No roubo em transporte coletivo houve quatro casos a mais, de 55 ocorrências, em maio de 2022,  para 59 no mês passado. A SSP iniciou, no início do ano, uma série de ações envolvendo forças de segurança, a Secretaria de Mobilidade (Semob) e representantes de empresas de ônibus, entre outros órgãos, para o enfrentamento aos roubos a coletivos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Violência contra a mulher

Nos cinco primeiros meses deste ano, houve 13 vítimas de feminicídios no DF, sete a mais que no mesmo período do ano passado. Em maio deste ano foi registrado um caso, um a menos que no mesmo mês de 2020, com dois casos. 

“Fortalecer o trabalho entre órgãos de governo e sociedade civil é essencial para o enfrentamento da violência contra a mulher”, reforça o secretário de Segurança Pública. “Temos investido em tecnologia para ampliar e integrar cada vez mais os canais de denúncia e rede de proteção, e estamos trabalhando em novas estratégias que visam simplificar e ampliar o acesso das vítimas às nossas tecnologias de proteção.”

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública