06/06/2023 às 17:02

Parque Três Meninas recebe visita de estudantes

Passeio fez parte da programação do Brasília Ambiental extensiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na segunda-feira (5)

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Cerca de 80 estudantes da Escola Classe 604 de Samambaia e membros da administração regional local visitaram, na manhã desta terça (6), o Parque Ecológico Três Meninas, administrado pelo Instituto Brasília Ambiental. A visita faz parte da programação que a autarquia promove durante todo este mês, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Alunos percorreram uma trilha e receberam dicas de conservação da natureza | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Guiados pelos agentes da unidade de conservação (UC) Wesley Oliveira Miranda e Paulo Barbosa dos Santos, os estudantes percorreram os 900 m da trilha ecológica do parque que conduz ao Córrego Taguatinga, onde tiveram contato com as quedas d’água, riachos e vários tipos de plantas.

A oportunidade foi útil para a ação, que ressaltou os cuidados necessários no descarte correto do lixo, principalmente o de longa duração no meio ambiente – como o plástico –, enfatizando os danos que o despejo irregular causa aos recursos hídricos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os estudantes também ouviram explanações sobre a importância das nascentes e receberam dicas para ajudar a preservar a vegetação próxima a esses pontos de água. A visita incluiu  passar um passeio pelo complexo histórico do parque, com as casinhas das três meninas que deram nome à unidade de conservação. 

Parque Educador

Também participaram do encontro alguns servidores da Administração Regional de Samambaia, que puderam conhecer a sala do Programa Parque Educador, do qual a UC é uma das sedes. “Nossa finalidade maior é trabalhar a sensibilização às questões ambientais”, explicou o agente Wesley.

O Parque Três Meninas foi erguido no local onde havia uma fazenda construída nos anos 1960, com destaque para três pequenas casas feitas pelos antigos proprietários para suas três filhas. No local, os visitantes têm acesso a pista de skate, parques infantis, quadras poliesportivas e ciclovia.

*Com informações do Brasília Ambiental