06/06/2023 às 19:46, atualizado em 06/06/2023 às 20:51

Projeto transforma área de descarte irregular de Brazlândia em jardim

Em sua sétima edição, a iniciativa recuperou um espaço nas proximidades do CEE Cenebraz, beneficiando a comunidade escolar, moradores e comerciantes

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Na semana do aniversário de 90 anos de Brazlândia, a região administrativa ganhou de presente ações do projeto De Cara Nova. Encabeçada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) em parceria com outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), a iniciativa consiste na desativação de áreas públicas de descarte irregular, com a criação de um espaço de convivência e de preservação do meio ambiente.

Iniciativa do SLU, o projeto De Cara Nova movimentou equipes para restaurar uma área onde só havia lixo e entulho | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

O local recuperado na cidade fica na EQ 2/4, Lote A, nas proximidades do Centro de Ensino Especial (CEE) Cenebraz, e é o sétimo do Distrito Federal a receber o projeto. “Esse espaço aqui causava um problema muito sério para a comunidade”, lembra o presidente do SLU, Silvio Vieira. “As pessoas descartavam todo tipo de lixo, o que trazia ratos e escorpiões. Com o De Cara Nova, deixamos tudo limpinho e bonito.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Antes ocupada por lixo doméstico e restos de entulho, a área foi completamente limpa e transformada em um jardim com plantas frutíferas, pneus decorativos e um banco. Além disso, os muros que circundam a escola foram pintados com grafite, e a área verde ao redor também contou com plantio de mudas.

O administrador regional de Brazlândia, Marcelo Gonçalves, ressalta que o local era motivo de reclamação constante da população na Ouvidoria. “Tínhamos que mandar a equipe da administração duas vezes por semana para tirar o lixo da área”, conta. “Já houve até conflito entre vizinhos por causa disso. Então, esse projeto é maravilhoso e é mais uma entrega para a comunidade na semana do aniversário.”

Mudança necessária

A comerciante Patrícia Athaide comemora: “Esse projeto é uma reeducação para a comunidade”

Professora no CEE Cenebraz há 14 anos, Liliane Rodrigues comemora a restauração da área e lembra que os entulhos descartados de forma ilegal eram um problema antigo.

“As pessoas jogavam restos de árvores, de entulho e de obras”, recorda ela. “Para nós, é importante que esteja tudo organizado para os alunos. A gente vem direto com eles aqui para o lado de fora, então é um espaço muito usado.”

A comerciante e moradora da região Patricia Athaide também celebrou a mudança e até participou do plantio das mudas. “Era insuportável isso aqui, tanto que eu e meu marido demos o primeiro passo e tiramos o lixo algumas vezes e plantamos pitangas da nossa chácara”, revela. “Esse projeto é de arrepiar, além de ser uma reeducação para a comunidade.”

Projeto transforma área de descarte irregular de Brazlândia em jardim