07/06/2023 às 19:47, atualizado em 07/06/2023 às 21:39

Ação educativa de órgãos do GDF pelo Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Seagri, Vigilância Sanitária e Procon vão a mercados do DF para orientar consumidores sobre como adquirir produtos mais seguros e saudáveis

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Nesta quarta-feira (7), o Governo do Distrito Federal (GDF) realizou uma campanha educativa em mercados locais para orientar a população sobre a segurança dos alimentos, esclarecendo aos consumidores como identificar produtos registrados e bem armazenados e o que verificar na rotulagem dos produtos para ter uma alimentação mais segura e saudável. A ação conjunta contou com a participação da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri), além da Vigilância Sanitária (Visa) e do Procon do DF.

No Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, órgãos do GDF realizaram uma campanha educativa em mercados locais para orientar a população | Foto: Divulgação/Seagri-DF

A campanha foi planejada para a data em razão do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, instituído pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para o dia 7 de junho. “As normas alimentares salvam vidas” é o tema desse ano. Para o diretor da Dipova, Marco Antônio Martins, a máxima de que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose também vale para alimentação. “Muitas vezes, um aditivo que é utilizado para conservar um alimento ou para realçar um sabor, se utilizado numa dosagem inadequada, pode ser prejudicial à saúde de quem o consome”.

A iniciativa foi aprovada pelos consumidores que receberam orientações

Segundo o diretor da Dipova, zelar pela segurança dos alimentos é o propósito da Seagri-DF com a inspeção sanitária dos estabelecimentos que processam produtos de origem vegetal e animal. “É aí que entra o trabalho da inspeção, da fiscalização e das análises laboratoriais realizadas pela Seagri, para constatar se esses ingredientes estão sendo utilizados da forma correta, de modo que não tragam nenhum mal à saúde do consumidor”, explica Marco Antônio.

A gerente de Alimentos da Visa-DF, Dilian Silva, afirma que a ação integrada foi planejada em função dos órgãos do GDF entenderem a importância das normas para as pessoas. “É uma oportunidade para os consumidores conhecerem o trabalho que a gente faz, que também é educativo e não só de fiscalização, e entenderem que a que essas normas não são apenas formalidades, mas sim instrumentos para garantir que o consumidor possa ter acesso a uma alimentação mais segura e saudável”.

Arte: Seagri-DF

A observação do rótulo dos produtos foi um dos destaques da ação educativa. “É importante o consumidor estar também atento às informações nutricionais nos rótulos dos alimentos. Inclusive quanto a uma normativa nova da Anvisa, que coloca a obrigatoriedade de os alimentos que tiverem alto teor de gordura saturada, sódio ou açúcar terem uma lupa na parte frontal do rótulo, orientando o consumidor de que aquele alimento tem alto teor de um ou mais desses três componentes”, destaca a gerente da Visa-DF.

A importância da união dos órgãos na ação também foi ressaltada pelo diretor-geral do Procon-DF, Marcelo Nascimento. “A gente já tem uma parceria bastante afinada com a Seagri e com a Vigilância Sanitária, até porque nossas competências têm uma transversalidade grande no tema de alimentos”, explica. “A presença do GDF por meio da integração desses três órgãos mostra a força do Estado, orientando a população e os empresários do que eles têm que observar para cumprimento das normas alimentares”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para os mercados, a iniciativa também foi considerada bastante válida. É o caso de Vagner Reis, subgerente de um dos mercados onde ocorreu a ação. “Cada dia a gente aprende um pouquinho. Isso nos deixa mais bem-preparados para orientar os clientes”.

A iniciativa foi aprovada pelos consumidores que receberam orientações. Para Mário Ishida, aposentado, os aprendizados foram muitos. “Eu entendi o que é um produto fracionado e o que vem de fábrica, e as especificações que tem que observar no rótulo. Isso dá mais segurança quando a gente pega um produto antes de comprar”.

*Com informações da Seagri