07/06/2023 às 18:28

Comunidades rurais terão apresentações de circo gratuitas

Com apoio do FAC, o projeto Parabólica Show na Roça vai promover oito shows circenses, a partir desta quinta (8), em acampamentos e assentamentos do DF

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Moradores de comunidades rurais do Distrito Federal vão ter uma experiência única neste mês de junho. Por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o Circo Travessia vai promover apresentações gratuitas em assentamentos, acampamentos e escolas rurais de Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. Cerca de 1.500 crianças e familiares serão impactados pela iniciativa.

O projeto Parabólica Show na Roça vai realizar oito apresentações, com espetáculo circense seguido de bate-papo com o público e de atividades livres, que incluem exibição de filmes e oficinas abertas para toda a comunidade.

Graças ao apoio de cerca de R$ 80 mil do Governo do Distrito Federal (GDF), a artista criadora e idealizadora do projeto, Lelê Marins, pôde contar com mais profissionais para as apresentações.

Cerca de 1.500 crianças de Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal poderão assistir os espetáculos do projeto Parabólica Show na Roça | Foto: Diego Bresani/Circo Travessia

“Com o financiamento do FAC, agora temos figurinista, cenotécnico e produtores. É muito interessante poder envolver esses outros profissionais. O financiamento foi fundamental para melhorar a criação do espetáculo, no sentido de contratar mais pessoas, e para auxiliar na circulação do circo de rua”, ressaltou.

“É importante descentralizar o acesso a atividades culturais circenses. Esse projeto ajuda a difundir a linguagem de circo no DF e dá a possibilidade de levar essas atividades para lugares que, às vezes, nunca receberam essa atividade específica”, afirmou a artista.

?Serviço
Circulação Parabólica Show na Roça
Datas: 8, 11, 17, 21, 24 e 28 de junho
Em assentamentos, acampamentos e escolas rurais de Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal
Entrada gratuita e classificação livre.

?Programação
? 8 de junho, às 18h: Acampamento Margarida Alves – Sobradinho
? 11 de junho, às 17h: Acampamento Nelson Mandela – Sobradinho
? 17 de junho, às 17h: Assentamento Oziel Alves – Planaltina
? 21 de junho (manhã e tarde): Escola Classe Queima Lençol – Fercal
? 24 de junho, às 14h: Acampamento 8 de Março – Planaltina
? 28 de junho (manhã e tarde): Escola Classe Morro do Sansão – Sobradinho II.