07/06/2023 às 20:12

Condomínio Paranoá Parque ganha 14 novos quebra-molas

‌Ondulações são construídas pela Novacap, com apoio do GDF Presente e da administração regional. Em Arniqueira, um parquinho infantil está mais seguro para a criançada

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Novos quebra-molas estão sendo construídos no condomínio Paranoá Parque pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com apoio do GDF Presente e da administração regional. Serão 14 ondulações, das quais dez já estão prontas e uma em execução.

?“Esta era uma demanda antiga da comunidade”, conta o administrador regional do Paranoá, Wellington Santana. O coordenador do Polo Leste, José Carvalho Pereira Júnior, acrescenta que “a via tem um tráfego intenso, então o objetivo é fazer com que os carros diminuam de velocidade”.

Condomínio Paranoá Parque ganha 14 novos quebra-molas

As ondulações são construídas conforme os padrões do Departamento de Trânsito (Detran), que também é responsável pela instalação de sinalização. Os modelos são do Tipo A: têm a mesma largura da pista, com preservação das condições de drenagem superficial, e 3,70 m de comprimento por até 10 cm de altura. Para cada quebra-mola, são usadas, em média, 4,5 toneladas de massa asfáltica.

“Esse modelo é o apropriado para trechos em que há trânsito de veículos pesados”, explica a chefe da Divisão de Manutenção de Vias (Dimav) da Novacap, Valquíria Marra. Segundo ela, o trecho em obras corta o condomínio, é uma via de mão dupla e tem cerca de 3,5 km de extensão. Além disso, está localizado entre a Avenida de Alta Tensão e a avenida de acesso à Quadra 4 do Paranoá Parque.

Lazer e segurança

Em Arniqueira, um parquinho infantil localizado na QS 8, na Areal, passou por manutenções. A administração regional e o GDF Presente executaram a rastelagem, capina e troca de areia do ponto de encontro da criançada. O serviço foi executado nesta semana, de segunda a quarta-feira, com participação de reeducandos do projeto Mãos Dadas.

Limpeza e troca de areia de parquinho infantil de Arniqueira | Foto: Divulgação/GDF Presente

?“Usamos dois caminhões trucados para a troca de areia. Ficou bem limpo e bacana para as crianças usarem”, avalia o coordenador do Polo Central II, Rodrigo Pontes. “Temos muitos parquinhos e quadras de esporte na cidade, e a manutenção desses espaços faz parte do nosso cronograma de ações”, afirma a administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino.

Confira as ações do GDF Presente desta quarta-feira: