07/06/2023 às 16:01

Escola apresenta projeto de educação financeira à rainha dos Países Baixos

A EC 312 Norte recebeu a visita da dirigente, que foi conhecer ações desenvolvidas na unidade de ensino

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Escola Classe 312 Norte recebeu uma visita especial na manhã desta quarta-feira (7): a rainha dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta. Acompanhada pelo presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, a dirigente foi conhecer de perto o projeto de educação financeira Aprender Valor, desenvolvido a partir de uma parceria da Secretaria de Educação (SEE) com o banco. 

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá (C), acompanhou na visita o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a rainha dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta | Foto: Mary Leal/SEE

[Olho texto=”“Se vocês aprendem educação financeira desde agora, no momento em que vocês são crianças, tudo isso vai ser muito mais fácil de aplicar, quando vocês forem adultos” ” assinatura=”Máxima Zorreguieta, rainha dos Países Baixos” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Aprender Valor tem atividades elaboradas para articular habilidades relacionadas ao uso responsável do dinheiro com conteúdos e habilidades de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas, de modo integrado. O projeto foi criado para conscientizar sobre a importância da educação financeira.

“A gente sabe a importância de trabalhar com as crianças essa questão financeira, para que elas possam crescer e se tornar adultos com essa visão diferente, de poupar, de gerenciar os seus recursos”, afirmou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que acompanhou a visita. “A própria BNCC [Base Nacional Comum Curricular] já preconiza isso, trabalhando de forma inclusiva e transversal com as outras disciplinas.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Há um ditado que diz que o que você aprende hoje é o que você vai levar para o futuro; então, se vocês aprendem educação financeira desde agora, no momento em que vocês são crianças, tudo isso vai ser muito mais fácil de aplicar, quando vocês forem adultos”, declarou a rainha.

Aluna do quinto ano, Aghata Alves Rocha, 10, falou sobre a participação no projeto: “Ele me ajudou a diferenciar os preços. Antes, eu não ligava muito para o troco ou os centavos, mas agora eu aprendi a guardar dinheiro. Eu tenho uma meta de longo prazo, que é de poder ajudar na minha casa”.

Programa nas escolas 

Implantado em 2020 para os estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, o programa Aprender Valor, atualmente, conta com a participação de 161 unidades escolares. O programa tem como principal objetivo incentivar hábitos financeiros saudáveis e comportamentos que fazem a diferença na vida das crianças.

*Com informações da Secretaria de Educação