07/06/2023 às 20:21, atualizado em 07/06/2023 às 21:45

Espaço Sustentável em shopping terá coletores para receber resíduos

Parceria entre SLU e Venâncio Shopping facilita o descarte correto de materiais como lixo eletrônico, óleo de cozinha, latas de alumínio ou garrafas pets, o que pode render desconto na conta de energia

Por Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) e o Venâncio Shopping confirmam seu propósito de disseminar a responsabilidade socioambiental e inauguraram o Espaço Sustentável. O evento de inauguração ocorreu nesta quarta-feira (7). O local conta com um hub de reciclagem, disponibilizando coletores para o descarte de lixo eletrônico, óleo de cozinha, lacres de alumínio, tampas plásticas, roupas usadas, latas de alumínio, garrafas PET, papelão, pilhas e baterias.

Espaço Sustentável foi inaugurado nesta quarta-feira (7), dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente | Fotos: Divulgação/SLU

A Neoenergia é uma das parceiras do espaço e traz o projeto Vale Luz, que prevê diversos benefícios, como a troca de resíduos sólidos por descontos na conta de energia. A cada 10 latas de alumínio ou 15 garrafas PET, o consumidor recebe uma pontuação, que poderá ser resgatada por R$ 1 de desconto na conta de energia ou ser revertida em doações para instituições. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti) disponibilizou coletores para a destinação adequada de pilhas e baterias.

“Estamos inaugurando esse espaço. O SLU tem feito sua parte, mas é preciso que a responsabilidade seja compartilhada. Resíduo e reciclagem são responsabilidade de cada um. Essa iniciativa do Venâncio é muito importante e não poderíamos ficar de fora. Ficamos felizes com os parceiros que estão ajudando a gerar uma conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente”, enfatiza Sílvio.

A cada 10 latas de alumínio ou 15 garrafas PET, o consumidor recebe uma pontuação, que poderá ser resgatada por R$ 1 de desconto na conta de energia ou ser revertido em doações para instituições

O gerente de operações do Venâncio Shopping, Rafael Moura, também enalteceu a iniciativa. “Adotar medidas sustentáveis e conscientes é promover uma mudança positiva no meio ambiente e na comunidade. O Venâncio Shopping tem um papel de destaque na comunidade local, sendo agente de transformação, demonstrando compromisso com a preservação ambiental, redução do consumo de recursos naturais e promoção da responsabilidade social. Desta forma, nós nos tornamos um exemplo positivo para outros empreendimentos, incentivando-os a seguir o mesmo caminho”, ressalta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O espaço tem um Graffiti assinado pelo artista brasiliense Ramon Phanton. A obra é constituída por elementos soltos, mostrando que a junção de peças menores pode formar algo maior, assim como ações pequenas podem acarretar um futuro melhor, quando se pensa no meio ambiente. O mural traz como um de seus elementos o terceiro maior felino das Américas, a onça pintada, como uma figura de força e representação direta a fauna brasileira e faz também uma citação o símbolo de reciclagem e aos 4R – Reduzir, reutilizar, reciclar e repensar.

Confira abaixo os parceiros do Espaço Sustentável:

? Poiato Recicla
? Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF
? Mass Fix
? Desctec
? Ecolimp
? Lacres do Bem
? Pata na Tampa
? Humana Brasil
? Neoenergia
? Capital Reciclável
? Reciclotech

*Com informações do SLU