12/06/2023 às 13:45, atualizado em 12/06/2023 às 14:12

Dezessete motéis do DF são fiscalizados para o Dia dos Namorados

Fiscais da Vigilância Sanitária interditaram um estabelecimento e emitiram nove autos de infração por irregularidades

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Às vésperas da comemoração do Dia dos Namorados, celebrado nesta segunda-feira (12), o Governo do Distrito Federal (GDF) promoveu uma série de fiscalizações em hotéis e motéis entre sexta-feira (9) e sábado (10). Ao todo, 17 estabelecimentos foram fiscalizados pelas equipes da Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Visa-DF), órgão vinculado à Secretaria de Saúde (SES).

A prioridade da fiscalização foi com relação aos riscos, alimentos e higienização dos quartos. Fomos surpreendidos desta vez com a lavanderia. Encontramos muitos problemas, produtos inadequados e falta de EPI [Equipamento de Proteção Individual], detalha o diretor da Vigilância Sanitária da SES, André Godoy.

As prioridades da fiscalização foram alimentos e higienização dos quartos | Fotos: Divulgação/Visa-DF

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Somente neste ano, foram registradas 19 denúncias, sendo uso de cigarro e condições do restaurante os principais motivos de notificação.

Na sexta-feira (9), as equipes da Visa fiscalizaram 11 motéis, dos quais um foi interditado e outros seis autuados por irregularidades. Já no sábado (10), foram seis motéis fiscalizados, com três autos de infração emitidos.

O diretor da Vigilância Sanitária da SES, André Godoy, conta: Fomos surpreendidos desta vez com a lavanderia. Encontramos muitos problemas, produtos inadequados e falta de EPI

As penalidades, quando constatadas irregularidades, podem ser desde advertência até interdição do estabelecimento ou multa, que pode chegar a R$ 1,5 milhão.

Caso o frequentador queira fazer uma denúncia contra algum estabelecimento, basta registrar a demanda na Ouvidoria-Geral do DF.