13/06/2023 às 17:04, atualizado em 13/06/2023 às 17:44

Alunos da Apae visitam Parque Ecológico Olhos d’Água

Ginástica laboral, história contada e trilha estavam entre as atividades propostas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF) participaram, nesta terça-feira (13), de uma manhã de vivência no Parque Ecológico Olhos d’Água, administrado pelo Instituto Brasília Ambiental. A iniciativa compõe o calendário de atividades do mês do meio ambiente, denominado Junho Verde.

Sessões de contação de histórias tiveram elementos de linguagem teatral  | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Proposta pela Unidade de Educação Ambiental (Educ) da autarquia, a ação foi toda voltada para conscientização e formação da consciência ambiental. A chegada dos alunos foi marcada por uma atividade de reconhecimento, proposta pela servidora Mariana dos Anjos. “Nossa primeira casa é nosso corpo, e a natureza também é casa de alguém. Por isso, é tão importante aprendermos a respeitar a casa dos nossos animais, da flora”, disse ela.

Os alunos também tiveram a oportunidade de se apresentar. Em seguida, houve ginástica ao ar livre, prática durante a qual os participantes exercitaram os sentidos, em especial o da escuta. O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, juntou-se à turma e aproveitou a oportunidade para ressaltar o cuidado com que a equipe mantém a unidade de conservação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Outra atividade foi desenvolvida pela servidora da Educ Aline Barreto. Usando linguagem teatral, com sonorização que incluía simulação de som de chuva, ela contou aos alunos da Apae-DF uma história sobre o autocuidado e a alegria. “Pessoal, é importante lembrar sempre que, como [ensinou] a onça da nossa história, a felicidade sempre está dentro de nós mesmos”, declarou, no fim da leitura.

O estudante de engenharia florestal da Universidade de Brasília (UnB), Rodrigo Souza, ajudou os alunos a compreender, por meio de uma maquete, a importância de preservar a vegetação para proteger os lençóis freáticos. A visita foi encerrada com um passeio na trilha para o grupo conhecer e explorar as áreas do parque.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental